O abrasquiano Roberto Medronho é o novo reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), escolhido com 31,7% dos votos da comunidade universitária. A chapa é composta também por Cássia Turci, que assumirá o cargo de vice-reitora.
Medronho é médico formado pela UFRJ, especializado em Medicina Preventiva e Social pela UERJ e em Pediatria pelo Hospital Federal da Lagoa. É professor da Faculdade de Medicina (FM) da UFRJ, e foi diretor da mesma instituição entre 2011 e 2020. Também foi diretor do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da UFRJ, e coordenou o Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 da UFRJ (GT-Coronavírus).
Na Abrasco, ele já integrou o Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva e a Comissão de Epidemiologia. Além disso, participou do Conselho Deliberativo da Associação nas gestões 2000-2003 e 2003-2006.
“A primeira prioridade é a assistência estudantil, combate incessante à evasão e retenção, porque, inclusive, ela é maior nos setores mais vulneráveis. Segunda é a infraestrutura: precisamos dar dignidade aos nossos servidores, técnicos-administrativos e docentes, e aos nossos alunos para melhorar as condições de trabalho. E terceira: nós precisamos ter uma reforma da nossa graduação porque não cabe mais hoje fazermos o que fazíamos desde o século passado”, declarou Medronho em entrevista à UFRJ.