A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, a partir de requerimento da sua Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, ofertou a Rômulo Paes de Sousa, vice-presidente da Abrasco e pesquisador da Fiocruz/Minas, um voto de congratulações “por sua valorosa e importante história de atuação nas áreas da ciência, pesquisa, tecnologia e inovação, em especial no enfrentamento à pandemia de Covid-19”, na quarta-feira passada (15/12). Romulo é médico, epidemiologista e especialista em avaliação de políticas públicas.
O pesquisador estendeu a homenagem à Abrasco, citando a construção do Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19, juntamente com outras entidades da Frente Pela Vida, que, segundo ele, “desenhou uma estratégia robusta de enfrentamento à doença no Brasil, e tem sido relevante junto a consórcios subnacionais, governos estaduais e municipais”. Ele também fez referência à Fiocruz, por seu papel decisivo no controle do novo coronavírus no Brasil, ao Birô de Crise e do Centro Regional para à África do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e aos colegas que compõem comitês científicos de assessoria aos municípios, em todo o país.
“O governo federal, que deveria unir politicamente o país no enfrentamento da doença – agindo de forma consistente com o conhecimento acumulado sobre o tema, mobilizando as melhores competências do nosso sistema de saúde e promovendo uma resposta integrada e abrangente em termos de política pública – fracassou em todos estes aspectos essenciais. São enormes as perdas deste país. Coube aos níveis subnacionais, aos poderes legislativo e judiciário, às comunidades, à academia, aos incansáveis ativistas deste país buscar saídas para as crises sobrepostas”, afirmou Rômulo.
A cerimônia foi realizada a pedido da deputada Beatriz Cerqueira (PT), presidente da Comissão, e endossada por unanimidade pelos demais parlamentares. “É um momento para que possamos celebrar, escrever na nossa memória coletiva aquilo que é significativo para todos nós. Se nós não contarmos o que todas essas pessoas fizeram, nós não iremos contribuir para que a sociedade saiba, compreenda e valorize”, afirmou Cerqueira.
Também receberam homenagens Leiliane Coelho André, Ana Paula Salles Moura Fernandes e Unaí Tupinambás, docentes da UFMG, e, o último, membro do Comitê de Enfrentamento da Covid-19 da Prefeitura de Belo Horizonte, Carla Anunciatta de Carvalho, Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Ederson Alves da Silva, vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde/MG e Magda Olinda dos Santo, integrante do Coletivo Linhas do Horizontes.
Assista à transmissão da entrega de diplomas: