Está em andamento uma pesquisa pública com o objetivo de aprimorar as políticas de prevenção para o álcool e outras drogas no Brasil. O questionário, que pode ser preenchido na Internet, visa coletar as percepções e necessidades de diversos grupos, como profissionais da saúde e educação, gestores, pesquisadores e sociedade civil. Ao todo, são seis perguntas que devem ser respondidas pela plataforma digital de pesquisa Microsoft Forms.
A iniciativa é uma colaboração da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Para coleta e processamento dos dados, a pesquisa conta com o apoio do Laboratório de Inovação em Gestão (LABGOV) do Ministério da Gestão e Inovação.
O objetivo é utilizar essas opiniões para reformular a plataforma do Sistema Nacional de Prevenção do Uso de Álcool e Outras Drogas (SINAP), oferecendo informações, instrumentos, ferramentas e conteúdos mais relevantes e eficazes para o campo da prevenção do álcool e outras drogas.