Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Saúde Coletiva e Saúde Pública na Rádio Nacional

Vilma Reis

Você sabe a diferença entre saúde coletiva e saúde pública? Quem explica a diferença é a professora Maria Fátima de Souza, diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília e vice-presidente da Abrasco.

Em entrevista ao programa Tarde Nacional nesta terça-feira, 7 de abril Dia Mundial da Saúde, a professora explicou que muita acha que essa diferença é apenas semântica, mas não é. “Quando falamos de saúde pública, estamos falando de um modelo que começa no início do Século XX, com campanhas dirigidas à proteção do ambiente, da saúde materno-infantil, da saúde dos portos e aeroportos”. Ainda de acordo com a professaro, quando falamos de sáude coletiva, estamos falando do processo de adoecimento dos homens, da compreensão dessas doenças no contexto da sociedade brasileira. “Por exemplo, hoje, Dia Mundial da Saúde, o tema é alimentação segura, do campo para a mesa” É uma campanha de saúde coletiva, para conscientizar a sociedade. A saúde coletiva tem sido dividida para melhor compreensão em três dimensões: planejamento de gestão de políticas; epidemiologia social e clássica; e das ciências sociais humanos de forma global.

Confira a entrevista ao programa Tarde Nacional, com a jornalista Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília:

 

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo