O Quilombo do Campinho, em Paraty (RJ), recebeu em novembro o Encontro de Diálogos e Convergências “Saúde e Agroecologia”, organizado pela Fiocruz, em parceria com a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS). O evento reuniu cerca de 150 pessoas, em uma programação repleta de vivências, seminários temáticos, rodas de conversa, barracão agroecológico, apresentações culturais e muita partilha de saberes.
Fernando Carneiro, do GT Saúde e Ambiente da Abrasco e pesquisador da Fiocruz Ceará, esteve presente e declarou que foi um encontro divisor de águas: “Um evento muito coerente, com participação efetiva do território na organização. A comida foi a produzida pelo quilombo, a hospedagem foi em pousadas ligadas ao turismo comunitário. A discussão, a partir de uma perspectiva crítica e emancipatória, afirmou a agroecologia como uma potente estratégia de geração de saúde”.
Leia as matérias vinculadas pelo site da OTSS:»Encontro de Diálogos e Convergências “Saúde e Agroecologia” tem início no território da Bocaina
»Vivências agroecológicas nos diversos territórios marcam o segundo dia do Encontro
»Seminários temáticos, plenárias e intervenções culturais marcam o terceiro dia do Encontro
»Comida, territórios e articulações em redes fizeram o Barracão Agroecológico e Cultural