Reunidos em 21 e 22 de janeiro na sede da entidade, no Rio de Janeiro, a Secretaria Executiva da Abrasco, seus funcionários e a equipe da revista Ciência & Saúde Coletiva (C&SC) realizaram um oficina de planejamento para avaliar as atividades de 2013 e debater as melhores práticas para potencializar o trabalho da associação neste ano. O objetivo é qualificar o trabalho das equipes na luta pela saúde pública, gratuita, integral e de qualidade, e melhorar a prestação de serviços para seus associados e no desenvolvimento científico do campo da Saúde Coletiva.
A oficina foi conduzida por Carlos Silva e Thiago Barreto, secretário executivo e secretário executivo adjunto da entidade, respectivamente. Estiveram presentes os professores Luis Eugenio de Souza, presidente; Eli Iola Gurgel, vice-presidente, e Ligia Bahia, membro do Conselho, além da professora Cecília Minayo, editora-chefe da C&SC.
Desde o final de 2013, a Secretaria Executiva realizou reuniões com todos os departamentos (Administativo-financeiro; Associados; Comunicação; Assessoria e Abrasco Livros). O encontro foi uma oportunidade de juntar essas impressões, compartilha-las com a diretoria e apontar novas diretrizes. Entre os pontos bem avaliados destacaram-se o bom desempenho científico e organizacional dos eventos (2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde; VI Simbravisa e VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde); melhor articulação com movimentos sociais; reforma do Estatuto e criação do Regimento Interno, e reorganização das comissões de Política e de Ciências Sociais em Saúde. O provável encerramento do projeto de iniciativa popular do Saúde + 10 foi um dos pontos de avaliação negativa.
Para os desafios de 2014, foram listados, entre outros pontos, a busca da tradução total para o inglês dos artigos da C&SC e a padronização da submissão de artigos para o sistema ScholarOne; o aprimoramento do sistema de gerenciamento de projetos; lançamento do novo site; maior produção de conteúdos científicos pela imprensa; e maior participação da Abrasco Livros em eventos acadêmicos e congressos científicos.
Carlos Silva vê um amadurecimento da atividade de planejamento. “Esta foi a primeira oficina na qual conseguimos sistematizar dados, o que nos deu maior substrato para avaliarmos se estamos fazendo um bom trabalho. A presença dos dirigentes e a qualidade do debate dão um referendo político da atuação da Secretaria Executiva”. Luis Eugenio também destacou o procedimento. “O fato de terem feito as reuniões por setor anteriormente fez a oficina ser ainda mais produtiva. Os resultados estão à vista, com os três eventos do ano passado bastante elogiados. Estamos de parabéns e em busca de caminhos para melhorarmos ainda mais”.