As inscrições para o “Seminário: Vigilância Popular e Cuidado em Saúde nos territórios do campo da floresta e das águas” estão abertas até o dia 20 de outubro de 2024. O evento acontecerá presencialmente na Fiocruz Ceará, que fica na Região Metropolitana de Fortaleza, entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2024.
No total, são oferecidas 300 vagas e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pela Internet através do Campus Virtual da Fiocruz, instituição que promove o seminário. Não há pré-requisitos para se inscrever. A iniciativa tem o objetivo de reunir pesquisadores, educadores, profissionais de saúde, estudantes, representantes de movimentos populares e organizações comunitárias para debater sobre suas experiências, saberes e práticas na defesa da vida, na perspectiva da Vigilância Popular e Cuidado em Saúde em diálogo com o Sistema Único de Saúde (SUS).
O presidente da Abrasco, Rômulo Paes, fará a conferência de abertura do evento às 10h do dia 31 de outubro, abordando o tema: “Quais são as questões atuais e os desafios para a vigilância popular e os cuidados em saúde nos territórios do campo, da floresta e das águas?”. Durante o evento, também serão lançados o Guia de Vigilância Popular em Saúde e a Web Série Vigia Povo, resultados de uma parceria entre a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Fiocruz Ceará e a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.