NOTÍCIAS 

EPSJV realiza seminário sobre o trabalho no mundo contemporâneo

Comunicação Abrasco

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz), vem se propondo o desafio de produzir conhecimento na interface trabalho, educação e saúde. Nessa perspectiva, estamos organizando o Seminário “O Trabalho no Mundo Contemporâneo: fundamentos e desafios para a saúde”, nos dias 17, 18 e 19 de setembro de 2013, no Auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo (EPSJV/Fiocruz). O seminário dá continuidade aos seminários anteriores: Fundamentos da “Educação Escolar no Brasil Contemporâneo”, realizado em 2006, e “Estado, Sociedade e Formação Profissional em Saúde: contradições e desafios em 20 anos de SUS”, realizado em 2008.

Neste seminário, enfrentaremos os temas das transformações no mundo do trabalho; precarização do trabalho na saúde; saúde do trabalhador; organização dos trabalhadores da saúde; o trabalho e a educação profissional em saúde; entre outros.

Esperamos que este seja um momento fértil para a reflexão e o aprofundamento do conhecimento na área do trabalho, que possa subsidiar nossas atividades de ensino, pesquisa e cooperação no campo da educação profissional em saúde.

Os dez palestrantes convidados são professores, pesquisadores e trabalhadores reconhecidos por sua atuação na área, e estão distribuídos em cinco mesas (ver programação). Serão autores de dez artigos que comporão a coletânea intitulada: “O Trabalho no Mundo Contemporâneo: fundamentos e desafios para a saúde”, com lançamento previsto para o final deste ano.

Os debates e a síntese do seminário serão editados e comporão uma segunda publicação, nos moldes dos Cadernos de Debates dos seminários anteriores. Lembramos que o evento é aberto a todos os interessados em discutir a temática do trabalho e da educação profissional em saúde.

As inscrições poderão ser feitas aqui ou durante a realização do seminário, caso haja vagas.

Programação

17/09 MANHÃ – 9h às 12h

MESA 1. O TRABALHO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
José Sérgio Leite Lopes (Museu Nacional/UFRJ)
Marcelo Badaró (UFF)
Coordenação: José Roberto Franco Reis (EPSJV)

 17/09 TARDE – 14h às 17h

MESA 2. MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO E SEUS IMPACTOS NA ÁREA DA SAÚDE
Ruy Braga (USP)
Moema Amélia Serpa (UEPB)
Coordenação: Monica Vieira (EPSJV)

18/09 MANHÃ – 9h às 12h

MESA 3. OS TRABALHADORES DA SAÚDE: DESAFIOS E LUTAS
Francisco Batista Júnior (SES – RN)
Nelci Dias (SMS-Porto Alegre)
Coordenação: Ieda Barbosa (EPSJV)

 18/09 TARDE – 14h às 17h

MESA 4. TRABALHO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE
Marise Ramos (EPSJV)
Júlio César França Lima (EPSJV)
Coordenação: Márcia Valéria Morosini (EPSJV)

19/09 MANHÃ – 9h às 12h

MESA 5. A SAÚDE DO TRABALHADOR E A SAÚDE DO TRABALHADOR DA SAÚDE
Álvaro Roberto Crespo Merlo (UFRGS)
Isabela Cardoso Pinto (UFBA)
Coordenação: Márcia Raposo Lopes (EPSJV)

 19/09 TARDE – 14h às 17h

PLENÁRIA – DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DA SÍNTESE DO SEMINÁRIO

 

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo