Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Solidariedade a Mario Hernandéz Alvarez

Bruno C. Dias

Médico, bioeticista e ex-presidente da Associação Latino-Americana de Medicina Social e Saúde Coletiva (Alames), Mario Hernández Alvarez tem sido perseguido por organizações paramilitares colombianas, que querem lhe calar.

Sua militância reconhecida nos direitos da saúde e da educação e sua capacidade técnica e teórica conduziram Alvarez à direção da Secretaria de Salud de Bogotá e à docência na Facultad Nacional de Salud Pública de la Universidad de Antioquia; na Universidad Andina Simón Bolívar – sede Ecuador, e na Universidad Nacional de Colombia. Nesta última, disputou recentemente o cargo de reitor e teve uma das maiores votações da história da instituição.

No entanto, ele e os professores Leopoldo Múnera e Piedad Ortega e 11 alunos vêm sendo ameaçados pelo grupo paramilitar Águias Negras, que reacendeu sua atuação covarde na atual conjuntura colombiana.

Para denunciar as ameaças de morte, dois abaixo-assinados eletrônicos denunciam as arbitrariedades e o risco à liberdade sofridos por Alvarez e demais docentes e alunos.

A Abrasco apoia e subscreve a carta abaixo e convida a todos, pessoas físicas e instituições parcerias, a subscrever o documento encaminhado ao presidente da Colômbia. Clique aqui.

La Asociación Latinoamericana de Medicina Social y  Salud Colectiva (Alames), juntamente com la Asociación Brasileña de Salud Colectiva (Abrasco) le externamos nuestra preocupación extrema por las amenazas de muerte hechas por el grupo paramilitar “Aguilar Negras” hacia el Dr. Mario Hernández Álvarez, académico de la Universidad de Colombia, miembro y ex Coordinador General de nuestra Asociación. El Dr. Mario Hernández se ha distinguido por una brillante carrera académica y por desarrollar una postura crítica hacia aquellas políticas que atentan contra el derecho a la salud del pueblo colombiano y de los pueblos latinoamericanos en su conjunto. Hace apenas unas semanas en el proceso de designación de Rector de la Universidad Nacional fue el candidato que más apoyo obtuvo por parte de la comunidad, lo que muestra el reconocimiento que su labor tiene en esta comunidad.

Quienes firmamos, desde los distintos países de nuestra América Latina le exigimos actúe con todo lo que sea necesario para garantizar la seguridad del Dr. Mario Hernández Álvarez y por desmantelar al grupo paramilitar que lo ha amenazado. Seguiremos los acontecimientos y apoyaremos a nuestro compañero desde las universidades, ministerios de salud y comunidades de nuestra América Latina esperando que actúe usted a la altura de la gravedad de la situación.

Outro abaixo-assinado traz mais informações sobre a vida e a militância de Alvarez. Acesse aqui.

Confira também o vídeo com a participação de Alvarez e de Maurício Torres Tovar no debate sobre a lei estatutária da saúde colombiana.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo