
Assinado pelo presidente da Abrasco, Rômulo Paes de Sousa, pelo ex-presidente da Associação, Luis Eugenio Portela de Souza, e outros pesquisadores, artigo com resultados de pesquisa sobre impactos do Programa Bolsa Família na saúde é publicado na The Lancet, uma das mais tradicionais e prestigiadas revistas científicas do mundo, na área da saúde. O estudo indica que o Programa evitou, entre 2004 e 2019, mais de 700 mil mortes e oito milhões de internações, e os resultados repercutiram na imprensa.
Com o título “Efeitos do Programa Bolsa Família na saúde ao longo de 20 anos e projeções até 2030: um estudo retrospectivo de análise e modelagem” (tradução livre), o estudo teve o objetivo de avaliar o impacto Bolsa Família, Programa de Transferência Condicionada de Renda (PCTR) que completou 20 anos em 2024, nas taxas de mortalidade e hospitalização ao longo das últimas duas décadas, além de projetar efeitos de uma potencial expansão até 2030. O artigo, publicado em 29 de maio de 2025, está disponível em Acesso Aberto.
Clique aqui e acesse o artigo na íntegra!
Rômulo Paes de Sousa reforça o potencial de programas como o Bolsa Família de modificar o contexto social e o processo de determinação saúde-doença. “Dentre os grandes determinantes da saúde, temos a pobreza nas suas várias formas. Um programa como o Bolsa Família aborda tanto a questão da pobreza imediata, provendo renda para as populações vulnerabilizadas, como também estimula que essas famílias tenham um maior cuidado com as suas crianças, com as suas gestantes, com as suas lactantes. Ao fazer isso, ele atinge e aborda os determinantes sociais da doença”, explicou.
Os pesquisadores examinaram dados de 3.671 municípios do Brasil, definidos pela qualidade adequada de registro civil e das estatísticas, representando mais de 87% da população brasileira. Ao analisar os resultados e identificar que o Bolsa Família contribuiu para a redução da morbimortalidade no Brasil, prevenindo milhões de hospitalizações e mortes, a equipe concluiu ainda que Programas de Transferência Condicionada de Renda (PTCR) deveriam ser considerados como uma estratégia mundial para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 da Organização das Nações Unidas (ONU), voltado para a Saúde, como destaca Luis Eugenio de Souza.
“Entre outras contribuições, a pesquisa é importante por mostrar às autoridades políticas de todo o mundo um caminho viável – a expansão dos programas de transferência de renda – para acelerar as ações com vistas ao alcance das metas dos ODS-2030, notadamente, os objetivos de erradicar a pobreza e assegurar uma vida saudável”, declarou.
Os resultados da pesquisa foram destaque em diversas reportagens publicadas na imprensa, como no jornal Folha de São Paulo, nas revistas Veja, Carta Capital e Galileu e em canais de TV, como a Band. Com a repercussão do estudo, o presidente da Abrasco, Rômulo Paes, também foi convidado para o programa Sem Censura, da TV Brasil, comandado pela apresentadora Cissa Guimarães.
Confira: