A Abrasco, em um espaço compartilhado entre sua Diretoria, Grupos Temáticos, Comissões e Fóruns, vem construindo debates e reflexões sobre a Curricularização da Extensão e os desafios e as possibilidades postas diante da formação em Saúde Coletiva. Convidamos toda a comunidade da Saúde Coletiva para um novo ciclo de debates!
Em 2022, a entidade promoveu uma série de Ágoras com esta temática, trazendo também convidados de outras instituições e movimentos, afim de problematizar os caminhos atuais da Extensão e sua curricularização na Saúde Coletiva, assim como apontar estratégias e experiências relevantes no sentido de contribuir com o aprimoramento dos processos realizados em diferentes instituições de ensino do país.
Todo esse processo será acompanhado e apoiado pelo Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que tem uma consolidada trajetória de pesquisa e produções em torno da temática da Extensão. O EXTELAR contribuirá com a produção de dois produtos: um Caderno de Curricularização da Extensão em Saúde Coletiva (sistematização das Ágoras 2022) e um Dossiê Temático em Revista da Área (sistematização das Ágoras 2023). Assista os encontros abaixo:
1 – Fundamentos e princípios para a Curricularização da Extensão em uma perspectiva dialógica
O primeiro encontro aconteceu no 21 de agosto, às 16h, com o painel “Fundamentos e princípios para a Curricularização da Extensão em uma perspectiva dialógica”. A atividade reuniu José Francisco de Melo Neto (EXTELAR/UFPB), Elisa Pankararu (APOINME) e Elias José (Rede Humaniza SUS), e foi coordenada por Pedro Cruz (Abrasco) e Aline Zorzi (UFPB). Assista:
2- Curricularização da Extensão na Educação brasileira e o fortalecimento do SUS: do ideal às questões atuais de sua implementação
O segundo encontro aconteceu no dia 05 de setembro, às 16h, com o painel “Curricularização da Extensão na Educação brasileira e o fortalecimento do SUS: do ideal às questões atuais de sua implementação”. A atividade contou com presença de Olgamir Amancia Ferreira (UnB/FORPROEX); Marta Almeida (ANEPS e CNS), Célia Regina Gil, diretora da DEGES/SGTES/MS e Márcio Florentino Pereira (UFSB). A coordenação é de Anelise Rizzolo (UnB e Abrasco).
3- A curricularização da extensão, seus desafios e caminhos no olhar do movimento estudantil
O terceiro encontro aconteceu no dia 02 de outubro e contou com a presença de Liana Carlan Padilha, graduanda em Saúde Coletiva pela UFRN; Adriana Fernandes Carajá (Korã) Pajé Karirí-Sapuyá do Sertão baiano e doutoranda em Antropologia Social (PPGAN/UFMG); Izabelli Santos da Conceição, graduanda em Ciências Sociais pela UFRB, e discente no curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento (PPGCS- UFRB); Dênis Delgado da Silva Baré, graduando em Enfermagem pela UFSCAR. Marília Louvison , professora da USP e vice-presidente da Abrasco, mediou a mesa.
4 – Os caminhos e as dificuldades para implementação da curricularização da extensão em uma perspectiva dialógica nas universidades e institutos federais
O quarto encontro aconteceu no dia 4 de dezembro, às 16h, com o painel “Os caminhos e as dificuldades para implementação da curricularização da extensão em uma perspectiva dialógica nas universidades e institutos federais”. O evento contou com a participação de Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem (UFT) pelo FORPROEX, Geísa Boaventura (IFGoiano) pelo FORPROEXT, Alysson Santos Barreto pelos Fóruns de Pró-Reitores de Graduação e de Dirigentes de Ensino (Institutos Federais), e Clarissa Rodrigues (ANDES). A coordenação foi de Vanessa Almeida (UFMG.
5 – Lançamento da Nota Técnica sobre Curricularização da Extensão em Saúde Coletiva
O quinto encontro marcou o lançamento da Nota Técnica sobre Curricularização da Extensão em Saúde Coletiva e ocorreu no dia 22 de fevereiro de 2024, às 16h. O responsável pela mediação foi o pesquisador e membro do Conselho Deliberativo da Abrasco Pedro Cruz. Os convidados do evento foram a presidente da Abrasco, Rosana Onocko Campos; a professora e diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Célia Regina Gil; o diretor de Educação Popular da Secretaria Nacional de Participação Social (Presidência da República), Pedro Pontual; o presidente do FORPROEX e pró-reitor de Extensão da UFU, Helder Eterno; a graduanda em Saúde Coletiva pela UFRN, Liana Carlan Padilha; a residente em Saúde Mental e extensionista (NESC/UFPB) Daiana Gomes; e a pró-reitora de Extensão do IFRS e membro do FORPROEXT, Marlova Benedetti.
6 – A curricularização da extensão, seus desafios e caminhos no olhar dos movimentos sociais populares
O sexto encontro aconteceu no dia 4 de abril de 2024, às 16h, com o tema “A curricularização da extensão, seus desafios e caminhos no olhar dos movimentos sociais populares”. A mediação ficou por conta do pesquisador Renan Soares de Araújo e os convidados foram Kleidson Oliveira (Movimento da População em Situação de Rua); Érika Vieira (Fórum de Mulheres de PE); Luiz Penha (Movimento Indígena); Maria do Socorro Rodrigues da Silva (MTST – DF Cozinhas Solidárias); Carlos Silvan (GT Racismo e Saúde da Abrasco).
7 – Práticas inovadoras de curricularização da extensão na perspectiva de uma universidade dialógica
O sétimo encontro ocorreu na segunda-feira, 13 de maio, às 16h, com o tema “Práticas inovadoras de curricularização da extensão na perspectiva de uma universidade dialógica”. A mediação ficou por conta de Eliana Goldfarb Cyrino (Abrasco), e o debate com participação de Raul Borges Guimarães (UNESP); Claudia Mayorga (UFMG); Almir Oliveira de Menezes (UFAM) e Vanderléia Pulga (UFFS / GT EPS Abrasco).
8 – Fundamentos e princípios das práticas extensionistas na América Latina e África e os caminhos para a consolidação de uma perspectiva dialógica
O oitavo encontro da série especial ocorreu na terça-feira, 28 de maio, às 16h. O tema foi “Fundamentos e princípios das práticas extensionistas na América Latina e África e os caminhos para a consolidação de uma perspectiva dialógica”. A mediação ficou por conta do pesquisador Nivaldo Carneiro Junior (FCMSCSP). Os convidados especiais foram: Camilo Ussene (Universidade Pedagógica de Maputo); Ana Flavia Pires d’ Oliveira (USP); Fernando Abath (UFPB) e Germán Guaresti (Universidad Nacional de Rio Negro).
9 – Os desafios para a curricularização da Extensão nos Institutos Federais e as possibilidades de aproximação com a perspectiva teórico-metodológica proposta por Paulo Freire
A nona edição aconteceu na segunda-feira, 3 de junho, às 16h. O tema do encontro foi “Os desafios para a curricularização da Extensão nos Institutos Federais e as possibilidades de aproximação com a perspectiva teórico-metodológica proposta por Paulo Freire”. A professora Aline Zorzi Schultheis de Freitas foi a mediadora do encontro. Os convidados especiais foram: Wilson de Andrade Matos (RETEP); José Edivaldo Moura da Silva (IFPA); Tomé de Pádua Frutuoso (IFSC); Maria José Batista Bezerra de Melo (IFPB); Ana Cláudia Uchôa Araújo (IFCE).