NOTÍCIAS 

TV Abrasco recebe série de Ágoras sobre Curricularização da Extensão

A Abrasco, em um espaço compartilhado entre sua Diretoria, Grupos Temáticos, Comissões e Fóruns, vem  construindo debates e reflexões sobre a Curricularização da Extensão e os desafios e as possibilidades postas diante da formação em Saúde Coletiva. Convidamos toda a comunidade da Saúde Coletiva para um novo ciclo de debates!

Em 2022, a entidade promoveu uma série de Ágoras com esta temática, trazendo também convidados de outras instituições e movimentos, afim de problematizar os caminhos atuais da Extensão e sua curricularização na Saúde Coletiva, assim como apontar estratégias e experiências relevantes no sentido de contribuir com o aprimoramento dos processos realizados em diferentes instituições de ensino do país.

Todo esse processo será acompanhado e apoiado pelo Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que tem uma consolidada trajetória de pesquisa e produções em torno da temática da Extensão. O EXTELAR contribuirá com a produção de dois produtos: um Caderno de Curricularização da Extensão em Saúde Coletiva  (sistematização das Ágoras 2022) e um  Dossiê Temático em Revista da Área (sistematização das Ágoras 2023). Assista os encontros abaixo:

1 – Fundamentos e princípios para a Curricularização da Extensão em uma perspectiva dialógica

O primeiro encontro aconteceu no  21 de agosto, às 16h, com o painel “Fundamentos e princípios para a Curricularização da Extensão em uma perspectiva dialógica”. A atividade reuniu José Francisco de Melo Neto (EXTELAR/UFPB), Elisa Pankararu (APOINME) e Elias José (Rede Humaniza SUS), e foi coordenada por Pedro Cruz (Abrasco) e Aline Zorzi (UFPB).  Assista:

2- Curricularização da Extensão na Educação brasileira e o fortalecimento do SUS: do ideal às questões atuais de sua implementação

O segundo encontro aconteceu no dia 05 de setembro, às 16h, com o painel “Curricularização da Extensão na Educação brasileira e o fortalecimento do SUS: do ideal às questões atuais de sua implementação”. A atividade contou com presença de Olgamir Amancia Ferreira (UnB/FORPROEX); Marta Almeida (ANEPS e CNS), Célia Regina Gil, diretora da DEGES/SGTES/MS e Márcio Florentino Pereira (UFSB). A coordenação é de Anelise Rizzolo (UnB e Abrasco).

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Skip to content