NOTÍCIAS 

UERJ é vida: Abrasco apoia a Universidade Pública

Hara Flaeschen sob supervisão de Vilma Reis

Marília Louvison, conselheira da Abrasco, durante o Ato-Show em defesa da Universidade Pública e do SUS | Foto: Abrasco

Nos últimos anos a Universidade do Estado do Rio de Janeiro vem sofrendo com o sucateamento do estado, e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva manifesta-se sobre a importância da instituição desde o início das mobilizações. Na nota “A Abrasco abraça a Uerj”, divulgada em janeiro de 2017, a associação recordou que ” […] a Uerj teve um papel fundamental na Assembleia Nacional Constituinte de 1988, integrando a Frente de Reforma Sanitária Brasileira, sendo sua conquista mais importante a criação do Sistema Único de Saúde – SUS – e tendo seus quadros na defesa de um Estado de Direito e do princípio de que a saúde é um direito humano de todos os brasileiros”.

Recentemente, a Abrasco promoveu o Pré-Abrascão 2018 na universidade, também como uma declaração de apoio à resistência, e além de ocupar o prédio com cursos e oficinas, realizou o Ato-Show em defesa da Universidade Pública e do SUS – uma junção de artistas e movimentos sociais que lotaram a Concha Acústica Marielle Franco em gritos pela garantia de direitos. Na próxima sexta-feira, 28 de setembro, a Abrasco novamente está com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro no ato “UERJ é vida!”, que acontecerá a partir das 16h no campus Maracanã. Assista ao convite do professor Ricardo Lima:

 

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo