Em cerimônia realizada no último dia 28, Naomar de Almeida Filho tomou posse como titular da Cátedra de Educação Básica. Em cerimônia virtual que reuniu pesquisadores áreas da educação, saúde e demais ramos do conhecimento e de variadas instituições, Naomar, pensador da Saúde Coletiva e também vice-presidente da Abrasco, ressaltou o papel desse espaço acadêmico dinamizador de um projeto estratégico de educação para o Brasil, gerado pelas comunidades escolares, unindo docentes, estudantes, gestores, dirigentes numa construção coletiva baseada na escuta e na mobilização.
Fundada em fevereiro de 2019, a Cátedra tem como missão reunir medidas que subsidiem políticas para o ensino básico com foco na formação de professores por meio de experiências inovadoras no cruzamento de conhecimentos e práticas dos ensino fundamental com as universidades. O projeto é fruto da parceria do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) e da fundação Itaú Social.
Médico sanitarista e epidemiologista com larga experiência na docência pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Almeida Filho abraçou também o debate da educação e esteve à frente das reitorias de duas universidades: da própria UFBA e da Federal do Sul da Bahia (UFSB). Encerrado esse ciclo, foi convidado para compor o quadro de professores visitantes do IEA/USP em 2019. Essa trajetória na educação e a participação no IEA/USP o aproximou da Cátedra.
“[…] o trabalho que eu estava realizando já convergia com o foco principal da Cátedra: o desafio da USP para amplificar e lidar com a interface da formação para os níveis de educação fundamental e média no contexto nacional”, destacou ele em entrevista ao Jornal da USP em maio deste ano.
A cerimônia do dia 28 coroou esse processo, trazendo uma nova dimensão à Cátedra. “Com a minha chegada estamos implantando um terceiro eixo, que se chama cooperação técnica, destinado ao trabalho em colaboração com instituições universitárias e órgãos de formação de recursos humanos para a educação básica pública”, anunciou o abrasquiano em nova matéria do Jornal da USP.
O trabalho nas interfaces do conhecimento e dos processos formativos desdobra-se também na militância, com sua contribuição à frente do grupo de pesquisadores da Saúde Coletiva e Educação que redigiu o Manifesto Ocupar as Escolas, Proteger as Pessoas e Reinventar a Educação, lançado em 23 de setembro, e também do grupo que redigiu o Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19, lançado em 3 de julho. “O trabalho nas interfaces tem sido fecundo, já tem gerado flores e frutos. Os frutos dão sementes e precisamos plantá-las. Quem sabe essa Cátedra será um canteiro?” encerrou Naomar de Almeida Filho em seu discurso de posse.