O Conselho Universitário da Unicamp aprovou, na manhã desta terça-feira (26), a concessão de Título Honoris Causa (in memoriam) a Sérgio Arouca em reconhecimento à sua profunda contribuição para produção acadêmica e à sociedade.
Antônio Sergio da Silva Arouca foi um dos principais teóricos e líderes movimento sanitarista, que mudou o tratamento da saúde pública no Brasil. Médico sanitarista, professor universitário, pesquisador e político, Arouca foi um dos principais teóricos e líderes movimento sanitarista, que mudou o tratamento da saúde pública no Brasil, atuando na defesa da saúde gratuita como direito para todos e dever do Estado.
Presidiu a 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, que estabeleceu as bases do Sistema Único de Saúde (SUS), criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei 8.080 de 1990.
Foi professor na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/Unicamp) entre 1967 e 1975 e, posteriormente, professor e diretor da Fundação Oswaldo Cruz. Sua tese, “O Dilema Preventivista”, é um marco da mudança de paradigma da Saúde Pública brasileira e um dos documentos que respaldam o nascimento da Saúde Coletiva contemporânea.