NOTÍCIAS 

VEPOP-SUS lança nova produção e abre chamada de distribuição de livros

Pensar a extensão de fato como parte do tripé que sustenta a produção e papel da universidade é um dos focos centrais de ação do Projeto VEPOP-SUS: Vivências de Extensão em Educação Popular e Saúde no SUS, no contexto da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no SUS (PNEPS-SUS), que divulga duas novidades.

Já está disponível o livro “Extensão Popular: caminhos em construção – Caminhos para a construção de trabalhos sociais emancipatórios e humanizadores – volume 2”. A obra traz diferentes experiências e reflexões de sujeitos participantes de projetos, programas e iniciativas em Extensão Popular paraibanas, liderados pelo Grupo de Pesquisa Inéditos Viáveis em Educação Popular (GIV), contando também com a participação de membros do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR). Contribuíram ainda o Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural – NEMDR (CCHSA/UFPB), o Projeto Auriculoterapia como recurso de Cuidado no HULW (CCM/UFPB), Projeto Partejar (CCM/UFPB) e o Movimento Popular de Saúde (MOPS) da Paraíba.

“O livro está dividido em três partes: a primeira, está voltada para o partilhar de experiências e caminhos extensionistas que apontam possibilidades de atuação no campo da participação e do controle social, sob a ótica de fortalecimento da participação popular; na segunda parte, são apresentadas práticas e reflexões na perspectiva de reorientação da formação universitária e do cuidado em saúde, trazendo ações acadêmicas ressignificadas pelo olhar da Educação Popular em um novo fazer, possível e propositivo; por último, são partilhados alguns relatos de reflexões e vivências desencadeadas pela imersão em práticas de Extensão Popular, finalizando com uma série de observações, questionamentos e afirmações de sujeitos perante a experiência de aproximação e comunicação da Universidade com a realidade social” diz Pedro Cruz, que organizou a obra juntamente com Renan Soares de Araújo e Bruno Oliveira de Botelho.

Distribuição de livros: A outra novidade é que o VEPOP-SUS retomou o projeto de distribuição de livros gratuitos, tanto produzidos pelo projeto como de outras parcerias no campo da Educação Popular em Saúde e Extensão Universitária. Os livros são cedidos gratuitamente, a única contrapartida que cabe aos interessados e interessadas é o custeio das despesas de envio via Correios, conforme estabelecido no formulário. Veja aqui os títulos disponíveis  –  Acesse aqui para se cadastrar e receber as obras.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo