Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Vice-presidente da Abrasco participa de debate com candidatos ao governo do DF

Vilma Reis com informações de Ádria Albarado

Os quatro candidatos ao governo do Distrito Federal se enfrentaram nesta segunda-feira, 8 de setembro, em debate promovido pelas revista Veja no teatro do Brasília Shopping.

O debate teve, em seu primeiro bloco, uma rodada de perguntas entre os candidatos, a seguir, representantes da sociedade civil e jornalistas propuseram questões sobre temas como drogas, diversidade sexual, abandono na área de cultura, uso político das redes sociais, financiamento de campanha, corrupção e conflito de interesses na administração pública. O último bloco foi reservado às considerações finais.

A professora doutora Maria Fátima de Sousa, vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, foi convidada para fazer perguntas sobre saúde aos candidatos. O tema foi um dos assuntos mais recorrentes durante o debate que contou com a participação de representantes da sociedade civil e da imprensa e durou cerca de duas horas. De acordo com informações do Ministério da Saúde, o Distrito Federal é último colocado no ranking de cobertura com agentes counitários de saúde (ACS) do País, com apenas 25% de cobertura da população, estimada em 2,9 mi.

Durante sua participação, a vice-presidente destacou o fato de o Brasil ser referência no que se refere ao modelo de atenção à saúde, que é o Saúde da Família. Todavia, Fátima pontuou que o Distrito Federal não Pratica o modelo. “Somos referência para países do mundo inteiro, mas o Distrito Federal não pratica esse modelo. Se o candidato fosse eleito mudaria ou continuaria com o modelo em que os hospitais são centrais?”, perguntou a vice-presidente. Apesar de a pergunta ter ficado sem resposta, uma vez que o candidato sorteado para responder a pergunta não compareceu ao debate, os demais candidatos puderam ouvi-la e refletir sobre a inserção da pauta em suas propostas de campanha e, possivelmente, nos planos de governo.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo