A Vigilância Popular em Saúde (VPS) cumpre um papel fundamental na garantia da saúde: o de proporcionar ao povo a oportunidade de produzir informação para subsidiar ações e tomadas de decisão junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). Uma parceria entre Fiocruz Ceará, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, com apoio da Fundação Heinrich Boll, resultou no projeto “Vigia, Povo!”.
Uma das frentes do projeto resultou na elaboração de um Guia para a Vigilância Popular em Saúde. O documento foi sistematizado a partir do acompanhamento das experiências, com a intencionalidade de dar visibilidade aos sujeitos, seus territórios, suas lutas, os problemas que afetam suas vidas e as formas de agir sobre eles no sentido de potencializar as ações. O documento fortalece o protagonismo popular na Vigilância, contribuindo para a efetivação de políticas públicas e dos direitos humanos e natureza.
E para trazer visibilidade aos problemas enfrentados pelas comunidades do campo, foi criada a websérie Vigia, povo! Com uma temporada com 3 episódios, as visitas lançam o olhar sobre os casos de Nova Santa Rita/RS Quilombo do Chumbo/MT e Açailândia/MA. Com os depoimentos e demais materiais produzidos na Chapada do Apodi/CE. O conteúdo estará disponível na íntegra em breve.
Na continuidade da incidência técnico-política, priorizou ações voltadas para a tributação de agrotóxicos, pelo fim dos benefícios fiscais e a adequada tributação como substância perigosa, considerando tanto a reforma tributária em discussão no congresso (PEC 45/2019), quanto o julgamento da ADI 5553/19 que julga as isenções fiscais para agrotóxicos.