No Brasil, os alvos de violência têm cor: em 2019, o país apresentou em torno de 6.300 óbitos por ano somente por intervenções policiais. A população preta e parda foi vítima de 79,1% das ações que resultaram nesse tipo de morte, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Para olhar mais a fundo nesta questão, a Ágora Abrasco realiza o painel Violência e Saúde da População Negra, nesta quarta-feira (10). O debate, proposto pela parceria entre o GT Violência e Saúde e o GT Racismo e Saúde da Abrasco, acontece durante o novembro negro, mês de conscientização da resistência e luta dessa população, e será transmitido ao vivo pela TV Abrasco a partir das 16h.
A edição conta com a presença das convidadas Mayalu Matos (CLAVES/FIOCRUZ e integrante do GT Violência e Saúde); Leny Trad ( ISC/UFBA e integrante do GT Racismo e Saúde) e Graça Epifânio (Representante da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos). Nos comentários, Raquel Souzas (Integrante GT Racismo e Saúde); Edinilsa Ramos (Integrante do GT Violência e Saúde) e Diana Anunciação (CCS/UFRB, integrante GT Racismo e Saúde e Membro da vice-direção da ABRASCO). A mediação é de Fernanda Mendes (CLAVES/FIOCRUZ)
Marcando as atividades do novembro negro, o GT Racismo e Saúde lançou o e-book População Negra e Covid-19, que reúne 13 artigos assinados por docentes e pesquisadores de diversas instituições dedicados a vários aspectos desta temática. Vale também conferir os materiais informativos preparados pelo GT Violência e Saúde para contribuir no processo de garantia de direitos humanos a todos indivíduos em meio à pandemia, ainda vigente.