O “Fortalecimento e Democratização da Governança da Saúde Global”, num contexto de recentes crises nas democracias ocidentais e ameaças ao direito à saúde, foram o tema do webinário especial realizado pela Abrasco na última terça-feira (9), às 15h. O evento integrou a Semana de Saúde Pública Global, promovida pela Federação Mundial de Associações de Saúde Pública (WFPHA), em celebração ao Dia Mundial da Saúde (7). As atividades contaram com transmissão ao vivo pela TV Abrasco e você pode rever o encontro aqui.
A presidente da Abrasco, Rosana Onocko Campos, foi a responsável por conduzir a conversa, que teve como convidados especiais do painel Juan Eduardo Guerrero, da Associação Colombiana de Saúde Pública; Alejandra Sanches Cabezas, da Associação Argentina de Saúde Pública e Tiago Correia, professor de Saúde Global da Universidade NOVA de Lisboa
O professor Tiago Correia, acompanhado pelos outros painelistas, enfatizou a importância de congregar esforços no combate aos atores que ameaçam o fortalecimento da democratização no âmbito da saúde e destacou o importante papel da Ciência e sociedade civil.
“As universidades e a ciência têm um papel fundamental no combate e exposição de agendas populistas e extremas, carregadas com desinformação. As Organizações Não Governamentais são, também, aliadas importantes neste combate”, refletiu.
A presidente da Abrasco e mediadora do evento, Rosana Onocko Campos, reforçou a necessidade de fortalecer as alianças estratégicas e pactos na luta pelo direito à Saúde e combate ao avanço do autoritarismo e extrema direita no mundo. “Nós estamos vivos, lutando e defendendo a vida. Precisamos ter orgulho e coragem para falar da solidariedade e da parceria dessas alianças que são propositivas e construtivas”, explicou.
O webinário foi espaço para discussões importantes no campo da Saúde Coletiva, na Semana de Saúde Pública Global da WFPHA, evento que marca a comemoração do Dia Mundial da Saúde, 7 de abril. A data celebra a criação da Organização Mundial da Saúde em 1948, entidade fundamental para a promoção e defesa da saúde.