NOTÍCIAS 

WFPHA lança chamada para livro sobre advocacy em saúde

Bruno C. Dias com informações da WFPHA

Federação Mundial das Associações de Saúde Pública (WFPHA) convoca todas as associações nacionais de Saúde Pública e demais entidades e atores estratégicos para um trabalho conjunto de aprender, amplificar e ensinar a luta pelo direito à saúde a partir das experiências internacionais. Formalmente aprovado na Assembleia da Federação em maio deste ano, o comitê de políticas da WFPHA deu início a construção do Casebook on Advocacy in Public Health, um livro de relato de experiências de defesa do direito à saúde.

O objetivo do Casebook é ajudar as entidades de Saúde Pública a melhorarem sua capacidade de influenciar políticas por meio da defesa de seus principais pilares dentro das temáticas em saúde, contribuindo assim para aumentar o conhecimento e a capacidade de desenvolver e implementar estratégias de advocacy para melhorar os indicadores de saúde da população nos níveis local, regional, nacional e internacional; e inspirar o desenvolvimento de materiais educativos de formação e treinamento relativos a ações de advocacy.

Desde o lançamento da “Carta Global para a Saúde do Público”, no primeiro semestre de 2016, a WFPHA tem apontado as ações de advocacy – juntamente com ações de governança, informação e capacidade de atuação – como facilitadoras da Saúde Pública. O aumento da capacidade de atuação na defesa do direito à saúde pode ter efeitos positivos na saúde da população, estimulando a formulação e a implantação de políticas saudáveis nos setores público e privado. Além disso, ações de advocacy informadas por evidências científicas podem ajudar a orientar os esforços e a garantir que a saúde pública seja colocada no topo da agenda política dos países. Infelizmente, o ensino de advocacy e sua aplicação para melhorar a saúde da população permanecem negligenciados em muitos países, justificando a importância da obra que agora se desenha.

O Casebook será editado em formato eletrônico pela WFPHA e seu registro será financiado pelo Grupo de Pesquisa em Epidemiologia Clínica, Governança e Saúde Global da Universidad Miguel Hernández de Elche, da Espanha. Indivíduos, grupos de pesquisadores ou organizações podem relatar experiências que envolvam a participação de pessoas de diversas disciplinas e profissões, incluindo gestores, profissionais, docentes, pesquisadores e estudantes tanto de saúde como de outras áreas, além de usuários dos serviços de saúde, organizações da sociedade civil e associações de portadores de patologias e agravos, etc. Relatos de experiências vividas em países de baixa e média renda de todas as regiões do mundo são particularmente bem-vindos.

Para compor a obra, o primeiro passo é enviar um breve resumo da experiência entre 500 e 700 palavras, em arquivo Word, para Ildefonso Hernández-Aguado (ihernandez@umh.es) e Lucy A. Parker (lparker@umh.es) até 30 de novembro de 2019, 23:59 GMT. Clique e confira as diretrizes gerais dessa chamada  e conheça mais sobre as ações de advocacy da Federação na página www.wfpha.org/policy-and-advocacy

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo