Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

10 ª Reunião da Diretoria da Abrasco em Goiânia

A Diretoria da Abrasco se reúne pela primeira vez este ano. A 10ª Reunião da gestão 2012 – 2015, aconteceu nesta quarta-feira 4 de fevereiro, em Goiânia – palco do Abrascão 2015. Em pauta esteve a análise da conjuntura atual para a Saúde Coletiva no país e ainda a preparação do maior encontro da Associação – o 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. O Fórum de Editores, a Agência de Acreditação Pedagógica da Abrasco, os preparativos para a 27ª Conferência de Epidemiologia Ambiental (em agosto, São Paulo), entre outros, compuseram também o temário da reunião.

A nova Diretoria da Associação foi outro tema importante na pauta da 10ª Reunião. No penúltimo dia do Abrascão 2015, sexta-feira 31 de julho, acontecerá a Assembleia Geral da Abrasco que marcará o desfecho das eleições para a Diretoria e Conselho da Abrasco na gestão 2015-2018.

Pela manhã foram dados informes sobre os eventos de 2016: 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde (maio, em Curitiba); 7º Congresso de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (setembro, em Cuiabá); 7º Simbravisa (novembro, em Salvador). Os diretores foram convidados ainda a participarem da próxima reunião do Fórum de Editores com Abel Parker – diretor do Programa SciELO, agendada para o dia 6 de março, na Faculdade de Saúde Pública, em São Paulo.

Durante a tarde, foi debatida a atual conjuntura política do país, o presidente da Abrasco Luis Eugenio Souza abriu o debate citando Dante Alighieri ‘Os lugares mais sombrios do inferno são reservados àqueles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral’. A famosa frase contextualizou a proposta de Eugenio ‘penso que na Abrasco, devemos agora ir para além da crítica, precisamos fazer propostas para a sociedade, e não mais apenas para o Ministério da Saúde: o importante agora é usar a respeitabilidade da Abrasco para o diálogo com a sociedade’ e arremata ‘devemos entender que não temos capacidade de mobilização de massa, mas temos capacidade de reflexão’.

Seguiram-se então outras propostas com linhas opinativas divergentes – o que contribuiu para o enriquecimento do debate. Para o professor Elias Rassi, presidente do Abrascão 2015, ‘a Abrasco precisa reforçar posições, e a meu ver, isso pode ser feito com manifestações populares, ir pra rua!’; já o conselheiro Eronildo Felisberto deixou questionamentos (Programa de Pós-Graduação em Avaliação em Saúde /Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira) ‘na minha opinião, a voz da Abrasco não tem mais repercussão como tínhamos há 20 anos, e por que? nossos pares estão iludidos com práticas erradas?’ questiona Felisberto.

Sobre as próximas ações preparatórias do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o grupo estruturou seminários temáticos para os próximos meses, que deverão acontecer em diferentes cidades. O primeiro acontecerá em São Paulo, nos dias 11 e 12 de março: a Abrasco realizará em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, um Seminário sobre a Gestão da Saúde no Brasil. No Rio de Janeiro, por exemplo, o tema será o capital estrangeiro na saúde dos brasileiros com a Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceria – este ainda não tem data confirmada.

O ex-Chefe de Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Goiás, professor Walter Nilton Celestino da Silva participou da parte final da reunião, apresentando as parcerias que poderão ser firmadas entre a Associação e a Universidade, para a realização do Abrascão 2015.
Participam da reunião, além do presidente da Abrasco Luis Eugenio Souza, os conselheiros Eli Iola Gurgel, Rosana Onocko, Eronildo Felisberto, Ligia Bahia e o secretário executivo adjunto Thiago Barreto. A próxima reunião já está agendada para o dia 13 de março, em São Paulo.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo