Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

114 anos da Fiocruz, confira a agenda de atividades científicas

Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz

Para comemorar seus 114 anos de ciência a serviço da saúde pública, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realiza, durante todo o mês de maio, uma programação especial de eventos científicos. As atividades tiveram início com o seminário internacional ‘Fiocruz-Aviesan Seminar on Neuroscience’, realizado nos dias 5 e 6 de maio, em parceria com instituições de pesquisa da França. Já no dia 22, será realizado o seminário ‘Of History and Cells: Old and New Brazilian-German Scientific Collaborations’, uma das atividades que encerra o ‘Ano Alemanha+Brasil 2013-2014′. A conferência do geneticista e diretor do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH, na sigla em inglês), Francis Collins, será integrada à programação do Centro de Estudos do IOC a partir de um entendimento junto à Presidência da Fiocruz, e como parte das comemorações de 114 anos. O especialista abordará os avanços e novidades das pesquisas lideradas pela instituição. A apresentação será realizada na sexta-feira, 23 de maio, às 10h, no auditório do Museu da Vida.Outro destaque é o simpósio “Novos desafios na Pesquisa e Controle de Processos Infecciosos”, que será realizado no dia 26. As comemorações contarão ainda com sessões especiais do Centro de Estudos, todas as sextas-feiras. Os encontros acontecerão no Auditório Emmanuel Dias, no Pavilhão Arthur Neiva, no campus da Fiocruz, em Manguinhos, e acontecem de forma integrada ao aniversário da Fundação Oswaldo Cruz. Confira, abaixo, a programa completa.

O diretor do IOC, Wilson Savino, destaca a importância do evento para a comunidade científica. “Preparamos um mês inteiro de programação científica para movimentar os debates em torno de temas variados, incluindo, por exemplo, cooperações internacionais com a França e a Alemanha, e discussões sobre os atuais desafios nas ciências biomédicas. Contaremos também com parceiros de diversas Unidades da Fiocruz e também da Presidência, o que nos alegra por ampliarmos ainda mais a conectividade do IOC com estas instâncias”, ressalta Savino.

Vital para o progresso da medicina no país, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) se espalha por uma área de 270 mil metros quadrados às margens da Avenida Brasil. Com 111 anos de existência, o centro abrigou pesquisadores como Carlos Chagas, que ajudou a acabar com as epidemias de febre amarela e varíola que aterrorizavam o Rio no início do século XX. Na atualidade, a Fiocruz é uma referência na medicina mundial com suas pesquisas e produz cerca de 130 milhões de doses de vacinas por ano.

Confira destaques da programação:

Dia 28 de maio

Abertura Oficial da Feira Fiocruz Saudável com apresentação de chorinho
Às 9h
Local: Palco | Praça Pasteur
Apresentação da Orquestra do Palácio Itaboraí| Projeto Social de Petrópolis
Às 12h
Local: Palco | Praça Pasteur
Brasil saúde amanhã: apresentação e lançamento do portal
De 14h às 15h
• Local: Tenda da Ciência
Lançamento do Programa de Apoio a Bibliotecas Virtuais em Saúde Pública da Fiocruz
Das 15h30 às 16h30
Local: Tenda da Ciência

29 de maio

Lançamento do Programa Jovem Cientista – Fiocruz
Às 10h30
Local: Tenda da Ciência

Audiência Pública de Prestação de Contas da Presidência 2013
De 10h30 às 11h30
Local: Tenda da Ciência
Seminário “Nascer no Brasil” – Divulgação de dados do estudo sobre tipos de partos praticados no Brasil e complicações maternas e dos recém-nascidos
De 14h às 17h
Local: Tenda da Ciência

30 de maio

Lançamento do Centro Colaborador em Saúde Global e Cooperação Sul-Sul | OMS 
Às 9h
Local: Tenda da Ciência

Conferência sobre Saúde Global e Diplomacia em Saúde
Conferencista: Dra. Ilona Kickbush – Diretora do Programa Saúde Global do Graduate Institute of International and Development Studies, Genebra.
Às 10h30
Local: Tenda da Ciência
Comissão Lancet – Universidade de Oslo sobre Governança Global para a Saúde – Determinantes políticos globais das inequidades em saúde – Lançamento do Informe, versão em português
Às 11h30
Local: Tenda da Ciência

Confira a programação completa aqui

 

 

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo