NOTÍCIAS 

2º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental

Em sua segunda edição, o Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental reunirá docentes, estudantes, pesquisadores da Saúde Mental, militantes e ativistas da luta antimanicominal, usuários dos serviços e diversos movimentos, como negros/negras, feministas, GLBT, e outros em torno de pautas comuns com o objetivo de galvanizar a luta por uma visão ampla de Direitos Humanos, inclusiva, solidária, que respeita as diversidades e particularidades e busca a universalidade do que nos faz seres humanos. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Saúde Mental – Abrasme – e conta com o apoio da Abrasco.

Direito às diversidades: Cidades, Territórios e Cidadania” é o tema escolhido. O objetivo central é problematizar as violações de Direitos Humanos das diferentes formas de viver as cidades. Na atualidade, a sociedade brasileira vivencia o crescimento de violências e de crimes contra segmentos vulneráveis ou que se contrapõem aos padrões normativos da sociedade contemporânea. Tais fenômenos se tornam mais graves quando são reforçados por instituições que deveriam proteger e promover o respeito às diversidades.

Composto com oito eixos temáticos, o evento contará com mesas redondas, rodas de conversa, plenárias dos movimentos presentes, oficinas, cursos, feira de economia solidária e atividades artísticas e culturais. Entre os convidados, importantes nomes nacionais e internacionais da política, da saúde, da academia e dos movimentos sociais, como Robert Whitaker (jornalista norte-americano autor de Mad in America), Ernesto Venturini (psiquiatra italiano e colaborador de Franco Basiglia), Manuel Desviat (importante psiquiatra espanhol), Rildo Marques (Presidente doMovimento Nacional de Direitos Humanos), Lúcio Costa (Diretor da Divisão de Saúde Mental e Direitos Humanos da Secretaria De Direitos Humanos da Presidência da República), entre outros a serem confirmados.

As inscrições já estão abertas e contam com valor promocional- clique aqui. A data limite para submissão de trabalhos, apresentação de propostas culturais e inscrição na feira de economia solidária é até 31 de março. Confira no site do evento outras informações.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo