NOTÍCIAS 

4º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental

 Com o objetivo refletir acerca das repercussões do racismo, da violência de gênero e dos conflitos de classe como gênese do sofrimento social e psíquico de pessoas e coletivos, a Associação Brasileira de Saúde Mental – Abrasme – convoca a comunidade de trabalhadores(as), pesquisadores(as), familiares e usuários de serviços de saúde mental, estudantes e autoridades para participar do 4º Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental, evento que ocorrerá de 20 a 22 de junho de 2019 na cidade de Salvador, nas instalações da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Em sua 4ª versão, o Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental se consolida como o mais amplo espaço nacional para análise e troca de experiências na interface entre os Direitos Humanos e a Saúde Mental, agregando pessoas e instituições de todas as regiões do Brasil. O tema desta edição é Racismo, Desigualdades e Injustiças Sociais , que buscará, a partir da reflexão de 12 eixos temáticos – acesse os eixos aqui – pensar em ações para a garantia de direitos e o exercício da cidadania, com destaque para estratégias de inclusão produtiva pelo trabalho e pela economia solidária, bem como os processos de valorização e reconhecimento social das pessoas com experiências de sofrimento mental.

Há duas modalidades de apresentação: Rodas de Conversa e Rodas de arte e cultura popular, estas voltadas para apresentações em suportes como teatro, vídeo, performance e outros. Em ambas as modalidades é possível inserir as discussões como relato de pesquisa ou relato de experiência. Acesse o site do evento para demais informações.

Confira as datas e prazos importantes: 

Data limite para envio de resumos: 10 de abril de 2019 
Divulgação do resultado da avaliação: A partir de terça-feira 30 de abril
Prazo para pagamento da taxa de inscrição para autores responsáveis ou apresentadores: 15 de maio
4º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental: De 20 a 22 de junho 

 

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Skip to content