Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde já tem data e tema definidos, confira:

Os preparativos para o 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde (PPGS) estão a todo vapor. Fortaleza, capital do Ceará, sediará o encontro que já tem data marcada: de 2 a 6 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará. O tema escolhido que vai orientar as atividades nesta edição é “Política, Saberes e Práticas: resistências e insurgências no enfrentamento das iniquidades em saúde”. As inscrições estão previstas para iniciar em março.

O PPGS vai marcar o retorno presencial do evento, já que a última edição ocorreu de 23 a 26 de março de 2021 em formato virtual, em razão da pandemia da Covid-19. À época, 1.144 pessoas participaram do Congresso, debateram e reuniram contribuições para pensar e refletir sobre o “SUS e o projeto civilizatório: cenário, alternativas e propostas”.

Para celebrar este reencontro presencial, nada melhor do que reunir a comunidade da Saúde Coletiva no Ceará, um estado com contribuições diversas, relevantes e históricas para a Saúde Pública, especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS). “O estado tem história importante na construção do Sistema Único de Saúde (SUS), na defesa do SUS e na formulação de políticas públicas”, explica a professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e presidente do Congresso, Carmem Leitão.

Nesta edição as discussões vão girar em torno do tema “Política, Saberes e Práticas: resistências e insurgências no enfrentamento das iniquidades em saúde“. A Comissão Científica, responsável por planejar, organizar e conceber o PPGS, congrega esforços para elaborar uma programação plural, que discuta com profundidade as problemáticas apontadas pelo tema do Congresso, especialmente as iniquidades em Saúde, e que contribua para fortalecer o SUS. Haverá ainda um destaque especial para a inovação durante o evento.

Carmem Leitão explica que “o tema da política está no centro do nosso debate, em diálogo não somente com a ciência, mas com toda a pluralidade que entendemos que precisa ser valorizada. No campo dos saberes, existe a importância da ciência e evidências e também dos saberes populares de diferentes atores, um debate rico”.

Quem desejar participar do evento poderá fazer a inscrição, pela Internet, a partir de março. Fique de olho nos canais oficiais da Abrasco para não perder nenhuma novidade.

Serviço:

O quê: 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde (PPGS)
Tema: Política, Saberes e Práticas: resistências e insurgências no enfrentamento das iniquidades em saúde
Local: Centro de Eventos do Ceará, Fortaleza (CE)
Data: 2 a 6 de novembro de 2024 (sendo os dias 2 e 3 dedicados ao pré-congresso)

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo