Pauta histórica do movimento das mulheres, o direito ao aborto seguro, legal e gratuito é discutido no âmbito da Saúde Coletiva como medida de saúde pública. Veja alguns textos e vídeos que podem ser úteis para o acúmulo do debate, em âmbito político e acadêmico.
- A mesa redonda “Desigualdades sociais e aborto inseguro no Brasil: contribuições da Epidemiologia”, aconteceu durante o EPI 2021:
- O painel “Saúde reprodutiva, gestação, parto e nascimento na pandemia de Covid-19”, foi organizado em junho de 2021, na Ágora Abrasco:
- A palestra “Os direitos reprodutivos das mulheres na era Trump” compôs a programação do Abrascão 2018:
Obras disponíveis na Abrasco Livros
- Judicialização de Políticas Públicas no Brasil, organizado por Vanessa Elias de Oliveira.
- Violência sexual e Direito ao Aborto Legal no Brasil: fatos e reflexões – Coleção Temas em Saúde, de Camila Giugliani, Angela Ruschel, Gregório Patuzzi e Maura da Silva.
- Entre o Segredo e a Solidão: aborto ilegal na adolescência, de Wendell Ferrari.
- Bioética para Profissionais da Saúde – Coleção Temas em Saúde , de Sergio Rego, Marisa Palácios e Rodrigo Siqueira Batista.
Artigos acadêmicos e pesquisas
- Nascer no Brasil 2: Inquérito nacional sobre perdas fetais, partos e nascimentos (2020 a 2022) , coordenada por Maria do Carmo Leal.
- Pesquisa Nacional de Aborto 2016 , por Debora Diniz, Marcelo Medeiros e Alberto Madeiro.
- Saúde reprodutiva, materna, neonatal e infantil nos 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), de Maria do Carmo Leal, Celia Landmann Szwarcwald, Paulo Vicente Bonilha Almeida, Estela Maria Leão Aquino, Mauricio Lima Barreto, Fernando Barros e Cesar Victora.
- Racismo, aborto e atenção à saúde: uma perspectiva interseccional, tese defendida por Emanuelle Góes.