A Abrasco realizou no dia 11 de julho, durante a 76ª Reunião Anual da SBPC, em Belém (PA), o painel “Desafios atuais da curricularização da extensão universitária na saúde: impacto social, inovação e engajamento cidadão no fortalecimento do SUS”. O encontro ocorreu das 13h às 15h30 e foi coordenado pela pesquisadora e integrante do GT Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva da Abrasco, Anelise Rizzolo de Oliveira.
O painel foi elaborado com o objetivo de discutir a Extensão e a Educação Popular como espaços de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Os convidados que contribuíram com o debate foram: Flávia Cristina Silveira Lemos (UFPA); Manoel Ribeiro de Moraes Júnior (UEPA); Melina do Socorro Tenório Souza (Movimento Educação Popular em Saúde); e Porakê Munduruku (TEKÓ).
Além de celebrar como uma conquista a inclusão da Extensão como um eixo estruturante da ciência pela SBPC, durante o evento, Anelise Rizzolo destacou a importância do painel promovido pela Abrasco. “O debate teve a participação de lideranças indígenas, professores universitários e educadores populares da região. A extensão é determinante para reconhecermos a realidade e repactuar o papel da ciência, que precisa ser cidadã”, declarou.
A Abrasco tem promovido, desde 2023, diversas ações para contribuir com o debate sobre a curricularização da extensão no âmbito da saúde. Entre as iniciativas estão as Ágoras, eventos virtuais promovidos pela Associação, e o lançamento da Nota Técnica sobre Curricularização da Extensão em Saúde Coletiva da Abrasco.