A Abrasco e o Instituto Todos pela Saúde (ITpS) lança nesta terça-feira, dia 4, o curso Vigilância Genômica Aplicada às Doenças Infecciosas e Virais para contribuir na formação dos profissionais da saúde que atuam em emergências sanitárias no Brasil. As inscrições estão abertas e as aulas já podem ser iniciadas. Saiba mais e inscreva-se clicando aqui.
O curso é direcionado prioritariamente a profissionais da saúde que trabalham nas redes municipais e estaduais, principalmente aqueles com foco na vigilância em saúde e no ambiente laboratorial. Foi desenvolvido na modalidade educação a distância no formato autoinstrucional, que garante a autonomia do estudante, pois pode ser realizado a qualquer hora utilizando o material autoexplicativo. Os alunos também têm acesso a ferramentas para uso diário no trabalho. Há avaliações para que o profissional mapeie seu aprendizado e emissão de certificados ao fim da conclusão do curso.
Vigilância Genômica Aplicada às Doenças Infecciosas e Virais tem o objetivo de qualificar profissionais e gestores da área da saúde para compreender as particularidades da investigação laboratorial, reconhecer a importância da Vigilância Genômica Viral, identificar os métodos mais adequados e interpretar os resultados para responder de forma eficaz a eventos de emergência em saúde pública.
Ao longo das 48 horas de duração, o curso fará com que o estudante compreenda as bases conceituais e metodológicas requeridas para a investigação laboratorial diagnóstica e de vigilância em saúde; reconheça as indicações e limitações das técnicas laboratoriais e das ferramentas de bioinformática aplicadas à vigilância molecular de patógenos emergentes; assimile os fluxos de trabalho, critérios de qualidade e etapas analíticas necessárias para a realização da testagem diagnóstica, triagem amostral e realização de vigilância genômica, incluindo sequenciamento de nova geração, em situações de emergência em saúde pública; esteja capacitado para avaliação crítica de resultados e para elaboração de relatórios técnicos de vigilância genômica.
A metodologia é ativa, baseada em problemas, com a proposição de resolução de casos reais. Serão disponibilizados vídeos e materiais de apoio instrumentais para prática, como guias e fluxogramas para consulta rápida, e indicação de bibliografia para o aprofundamento do assunto.
Vigilância Genômica Aplicada às Doenças Infecciosas e Virais é o quarto curso lançado pela parceria, depois de Análise de Dados para Vigilância em Saúde, Investigação de Surtos e Epidemias, e Preparação de Planos de Contingência. Eles compõem os Cursos Integrados em Vigilância em Saúde, que foram desenvolvidos em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Universidade Aberta dos SUS (UNA-SUS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).