Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Abrasco e Ministério da Saúde promovem webnário sobre o processo de trabalho das eMulti na APS

A Abrasco e a Secretária de Atenção Primária do Ministério da Saúde promovem webinário sobre “Potencialidades e desafios das eMulti a partir dos aprendizados dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família”. O evento será realizado dia 15 de março, às 14h com transmissão pela TV Abrasco.

O secretário da SAPS/MS, Felipe Proenço, fará a abertura do encontro, que contará também com a participação do professor da Unicamp e ex-presidente da Abrasco, Gastão Wagner, e da coordenadora da Coordenação de Ações Interprofissionais (CAIN/SAPS/MS), Olivia Lucena de Medeiros. A medição será realizada pela pesquisadora da ENSP (Fiocruz) Adriana Coser Gutierrez .

Em maio de 2023, o Ministério da Saúde publicou a Portaria GM/MS nº 635 que institui e define incentivo financeiro federal de implantação e custeio para as equipes Multiprofissionais na APS (eMulti). Tal portaria retoma a importância da temática e o financiamento dessas equipes, que se originam como Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e foram descontinuadas em 2019.

O estabelecimento das eMulti pretende fortalecer diretrizes como acesso, resolubilidade, integralidade e do cuidado com vistas a garantir a realização dos atributos previstos para a APS integral abrangente. Trata-se de equipes compostas por profissionais de saúde de diferentes áreas de conhecimento, contemplando vinte duas (22) categorias profissionais, em caráter complementar e integrado às demais equipes da APS, de modo a assumir a corresponsabilidade do cuidado pela população e pelo território, além de favorecer a articulação para o trabalho em rede, seja de forma intersetorial ou com a Rede de Atenção à Saúde (RAS).

Desde a incorporação das equipes dos Nasf na APS, uma série de iniciativas foram desenvolvidas com o objetivo de qualificar os processos e atingir os objetivos traçados para a estratégia. No entanto, é preciso intensificar o diálogo a respeito de possibilidades e práticas, considerando os desafios, a experiência acumulada e as lições aprendidas. O que inclui conversar a respeito da abordagem clínica e sanitária, das especificidades da APS e de cada categoria profissional, do apoio matricial, de barreiras e facilitadores para implementação das eMulti nos territórios, entre outras questões. Para isto, o Ministério da Saúde, em parceria com a Abrasco, realizará uma série de debates com trabalhadores e gestores da APS a respeito das eMulti.

Assista:

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo