
A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) participou de Reunião sobre Saúde da População Negra, convocada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no dia 26 de março de 2025. A atividade foi realizada em formato híbrido e reuniu representantes de representantes de associações, ONGs, coletivos e movimentos sociais negros, dos povos de terreiros e das comunidades remanescentes de quilombos, pesquisadoras e pesquisadores e integrantes do Ministério da Saúde.
Representando a Abrasco, participou Diana Anunciação, vice-presidente da entidade e uma das coordenadoras do Grupo Temático Racismo e Saúde. O encontro teve como objetivo dialogar sobre os desafios estruturais que impactam a saúde da população negra no Brasil, entre eles o racismo institucional, o subfinanciamento, as disputas ideológicas, a oferta e qualidade dos serviços nas redes de atenção, além da necessidade de formação permanente e continuada dos profissionais de saúde para o reconhecimento das desigualdades e iniquidades raciais.
Durante a reunião, a Abrasco reiterou a importância da continuidade e efetiva implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), destacando seu compromisso histórico com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o enfrentamento ao racismo e a promoção da equidade em saúde.