A Abrasco agora possui mais um espaço para debate, reflexões e contribuições no campo da Saúde Coletiva: uma coluna fixa no Outra Saúde, editoria de saúde do portal jornalístico Outras Palavras. O primeiro texto, publicado nesta quinta-feira (17), está disponível para leitura e aborda a discussão em torno dos programas sociais de transferência de renda e o fenômeno das casas online de apostas, conhecidas como bets.
Quinzenalmente, a Abrasco trará, em seus textos na coluna, temas e tópicos relevantes sobre os mais diversos elementos que envolvem a saúde. Neste primeiro ano da inciativa, a dupla responsável pelos artigos é composta pelos pesquisadores Rômulo Paes de Sousa, presidente da Abrasco, e Diana Anunciação, vice-presidente da entidade.
No texto inaugural, o presidente da Abrasco, Rômulo Paes de Sousa, convidou a pesquisadora e professora Wanessa Debôrtoli de Miranda para analisar e aprofundar o debate sobre as bets e o Programa Bolsa Família (PBF).
“O Governo Federal está correto ao buscar uma abordagem intergovernamental e interinstitucional em escala nacional e regional para facilitar a implementação de um conjunto de medidas para enfrentamento de um problema crescente e complexo. Contudo, é necessário evitar soluções intuitivas que possam gerar transtorno para os gestores e usuários do PBF. Deve-se evitar, sobretudo, a produção de um teatro da política pública, e uma medida de impacto (baseada no senso comum) de eficácia duvidosa”, detalham Rômulo e Wanessa.