Pesquisar
Close this search box.

Dados do Centro de Derechos Reproductivos (CDR) apontam que 51% de todo agrotóxico utilizado no mundo, em 2020, foi aplicado na América Latina. No Brasil, estima-se que 15549 pessoas foram intoxicadas por agrotóxicos, entre 2019 e 2022, e pelo menos 439 morreram. Diante da aprovação da PL1.459/2022, que flexibiliza o uso e comercialização de agrotóxicos, a Abrasco, em uma ação conjunta com seus GT’s, e diversas organizações da sociedade civil elaboraram uma Nota Técnica sobre os impactos dos venenos na saúde da população.

Além de dados sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde da população trabalhadora, o documento destaca, também, o impacto do uso desses produtos na saúde reprodutiva. “É preciso superar a lacuna referente à proteção da saúde reprodutiva em populações expostas aos agrotóxicos. A falta de dados e notificações sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde, que inclui a invisibilidade de suas nocividades sobre a saúde reprodutiva, é uma evidência clara de que há negligência do SUS nas ações de proteção a saúde das populações expostas aos agrotóxicos, na formação de profissionais de saúde e na pesquisa científica.”, destaca o documento.

Nove GT’s da Abrasco participam dessa iniciativa: Saúde e Ambiente; Saúde do Trabalhador; Vigilância Sanitária; Saúde Indígena; Nutrição e Alimentação em Saúde Coletiva; Gênero e Saúde; Educação Popular em Saúde; Racismo e Saúde; além da Rede APS/Abrasco. Também estiveram na oficina representantes do CDR, Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida; GT Agrotóxicos da Fiocruz; e Fórum Nacional de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos. 

Confira o documento na íntegra

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo