NOTÍCIAS 

Abrasco organiza dossiê de saúde dos povos indígenas: assista ao painel na TV Abrasco

Comunicação Abrasco

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

No dia 29 de junho acontecerá o painel “Saúde, ambiente e a luta indígena pelos corpos-territórios”, na TV Abrasco. O evento é parte das estratégias de elaboração do dossiê “Território, Ambiente e Saúde dos Povos Indígenas – vidas e políticas em contínuo estado de emergência”, uma iniciativa conjunta da Diretoria e dos GT’s Saúde Indígena e Saúde e Ambiente da Associação. 

O Dossiê 

O documento pretende descrever o cenário indígena atual, com reflexões sobre territórios, ambiente e saúde dos povos indígenas. Além de pesquisadores da Abrasco e outras instituições de ensino e pesquisa, o grupo busca parcerias com o movimento indígena para contar essa história – como a Associação dos Povos Indígenas do Brasil, a APIB. 

A ideia é estruturar o dossiê em três partes: Povos indígenas e situação atual;  Grandes vetores de transformações nos territórios indígenas e Políticas públicas e os desafios da equidade na saúde dos povos indígenas. A previsão é que o documento seja lançado durante o 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, em Recife, entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro.

Confira quem são os pesquisadores envolvidos: Carlos Machado de Freitas (ENSP/Fiocruz e diretoria da Abrasco); Inara do Nascimento Tavares (Instituto Insikiran-UFRR e GT Saúde Indígena/Abrasco); Eliana Elisabeth Diehl (UFSC e GT Saúde Indígena/Abrasco); Felipe Milanez (UFBA e GT Saúde e Ambiente/Abrasco), Alexandre Pessoa (EPSJV/Fiocruz e GT Saúde e Ambiente/Abrasco); e Flávio Brasil Nunes (UFRJ e Fiocruz). 

Painel: Saúde, ambiente e a luta indígena pelos corpos-territórios
Dia: 29 de junho
Hora: 16h 
Onde: TV Abrasco 

Convidados: 

  • Dinaman Tuxá – Coordenador executivo da APIB
  • Giovana Cruz Mandulão – Coordenadora-Geral de Gestão do Conhecimento, da Informação, da Avaliação e do Monitoramento da SESAI/MS
  • Braulina Aurora – Diretora Executiva da ANMIGA

Coordenação:

  • Inara do Nascimento Tavares – GT Saúde Indígena da Abrasco e Instituto Insikiran/UFRR 

Ative o lembrete na TV Abrasco: 

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo