Para marcar o Dia Nacional da Doação dos Órgãos, o Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (28) um balanço sobre transplantes no país. Dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), apontam um aumento de 16% no número absoluto de transplante de órgãos quando comparado a 2022. A Abrasco foi representada no evento por Heleno Correa, conselheiro designado da Abrasco no Conselho Nacional de Saúde.
“Doe uma segunda chance, doe órgãos” é o mote da campanha de conscientização promovida pela pasta da Saúde nas redes sociais. A ação ocorre desde o início de setembro e tem por objetivo trazer reflexões sobre a importância da doação e incentivar o envolvimento da população na doação de órgãos.
A Ministra Nísia da Trindade reafirmou o compromisso de fortalecer o SUS e de ter uma reconstrução com inovações. “O Ministério da Saúde este ano mais do que dobrou a autorização de novos serviços de transplantes, que passaram de 31 em 2022 para 64 em 2023. Isso não é só um número, significa a possibilidade de termos em todas as regiões do Brasil um atendimento no tempo certo e o tempo é essencial para o transplante de órgãos”.