
A Abrasco esteve presente na cerimônia de anúncio do acordo para produção em larga escala da primeira vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (25), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), e contou com a presença de autoridades como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Saúde, a abrasquiana Nísia Trindade.
A partir de 2026, serão disponibilizadas 60 milhões de doses anuais, com possibilidade de ampliação do quantitativo conforme a demanda e a capacidade produtiva. Objetivo é atender a população elegível pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) entre 2026 e 2027.
No evento, a ministra da Saúde ainda anunciou outras três iniciativas: a primeira planta produtiva de IFA de insulina da América Latina; o desenvolvimento de uma vacina nacional contra gripe aviária, o que posiciona o Brasil na vanguarda para uma reposta rápida e eficaz a futuras emergências sanitárias; e para vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
O presidente da Abrasco, Rômulo Paes de Sousa, que representou a Associação na cerimônia, celebrou o anúncio. “São resultados importantes para soberania do Brasil na produção de medicamentos e vacinas fundamentais para os desafios contemporâneos da saúde da população brasileira”, afirmou.