Abrasco participa dos preparativos para a 15ª Conferência Nacional de Saúde. A edição será realizada em 2015 no Distrito Federal com o objetivo de avaliar a situação da saúde, propor condições de acesso, acolhimento, definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde e fortalecer o controle social no sistema.
Brasília acolheu nesta quinta-feira, 10 de julho, uma Reunião do Grupo de Trabalho que está organizando o debate sobre a 15ª Conferência nacional de Saúde. Para o presidente da Abrasco Luis Eugênio Souza, presente na reunião, ‘Debatemos como ampliar a participação, qualificar os debates e tornar as deliberações mais efetivas’.
Em pauta estavam ainda as fragilidades do atual modelo de Conferências, com insuficiente aprofundamento dos debates e baixa efetividade de suas resoluções. Como objetivos, foram destacados a sistematização de um panorama atual da situação de saúde da população brasileira e do desempenho dos serviços de saúde:
– Condições de vida/Problemas de saúde
– Acesso e cobertura; efetividade; equidade
– Condução/regulação, financiamento e força de trabalho
A Conferência Nacional de Saúde foi criada em 1941, durante o governo Getúlio Vargas. Seu objetivo inicial era o de promover o entendimento do Ministério da Educação e Saúde com os governos estaduais, porém, na medida em que a redemocratização do país acontecia, o evento foi se consolidando como o mais importante espaço de discussão, controle social e planejamento de políticas públicas no setor.