A Abrasco, por meio dos GTs “Educação Popular e Saúde” e “Deficiência e Acessibilidade” e da Rede de APS promove em 2024 a Série de Ágoras “O protagonismo dos saberes populares e das práticas comunitárias na Saúde Coletiva e suas contribuições para o SUS”. Serão 9 encontros ao vivo, com transmissão pela TV Abrasco, canal da instituição no youtube. O primeiro deles é nesta segunda, dia 18 de março, às 16 horas.
A Saúde Coletiva constitui um dos principais campos de ação e de produção onde se valoriza, respeita e inclui, de forma protagonista, os saberes e as práticas dos movimentos sociais populares, dos grupos populares e das iniciativas comunitárias, em sua interrelação com o cuidado, a formação e a participação social em saúde.
Desta forma, a série foi pensada como forma de criar espaços de discussão e seguir dando visibilidade aos saberes e as práticas populares e comunitárias. Em cada encontro um experiência será colocada em foco e os convidados e convidadas irão refletir sobre seus aprendizados, possibilidades e desafios, costurando contribuições da mesma para a Saúde Coletiva.
Para abrir a série, o primeiro encontro acontece dia 18 de março, às 16 horas, e tem como tema “O protagonismo dos movimentos e das práticas populares na Saúde Coletiva”. Os convidados da edição são Pedro Cruz (UFPB/Abrasco), Vera Dantas (GT EPS Abrasco), Eni Carajá (MORHAN), Paulino Matias (ACS Ibipitanga-BA) e Maria Elisabete (MST/Pará). A medição será feita por Luanda Lima (GT EPS Abrasco.)
Acompanhe ao vivo: