Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Ágora Abrasco promove painel internacional sobre conhecimento e avaliação em saúde

Comunicação Abrasco

Com organização conjunta do Grupo Temático Avaliação em Saúde/Abrasco, Programa de Pós Graduação de Saúde Pública da ENSP/Fiocruz, Programa de Pós Graduação de Saúde Pública do Instituto Aggeu Magalhaes, e apoio do programa Print Capes, a Ágora Abrasco realiza o painel Internacional: A transferência/ translação de conhecimento e avaliação em saúde. A atividade acontece no próximo dia 14 de dezembro, e terá como convidados os pesquisadores Valéry Riddé, do Institut de Recherche pour le développement (IRD-France); e Christian Dagenais, da Université de Montreal. A moderação será de Sydia de Araújo Oliveira, pesquisadora do Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz), com coordenação da pesquisadora Marly Cruz, da Escola Nacional de Saúde Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e da coordenação do GT Avaliação/Abrasco. Haverá um canal com a transmissão em tradução simultânea.

A sessão tem como objetivo apresentar e discutir as barreiras e potencialidades sobre a implementação das intervenções e/ou práticas baseadas em evidências no âmbito dos sistemas de saúde e o uso da avaliação na “tradução/transferência/translação” de conhecimento.

Ao longo do painel, os convidados vão discutir a implementação da ciência, com foco no continuum difusão-disseminação-implementação, elencando as grandes desafios e os pontos fortes do processo; vão identificar bases teóricas, estruturas e modelos da implementação já em curso e, por fim, apontar estratégias para os diferentes usos dos saberes aplicados. Clique e acesse o programa da sessão.

Ágora Abrasco

Painel Internacional: A transferência/ translação de conhecimento e avaliação em saúde
Data: 14/12 – terça
Horário: 10h – 11h30

Expositores:
Valéry Riddé (Institut de Recherche pour le développement -IRD-France)
Christian Dagenais (Université de Montreal)

Moderação: Sydia de Araújo Oliveira (Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz)

Coordenação: Marly Cruz (ENSP/Fiocruz e GT Avaliação em Saúde Coletiva Abrasco)

Assista na TV Abrasco:

 

Clique para abrir a arte, salve e compartilhe

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo