
A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) recebeu, nesta segunda-feira (27), um ofício da Associação Argentina de Saúde Pública (Asociación Argentina de Salud Pública – AASAP) de solidariedade institucional à comunidade sanitária brasileira, em que reafirmou seu compromisso com a cooperação entre Brasil e Argentina na defesa do direito à saúde, da equidade e do fortalecimento dos sistemas públicos de saúde na América Latina. A manifestação foi motivada pelas declarações proferidas pelo presidente da República Argentina, Javier Milei, durante agenda política realizada no Brasil, no último sábado (25).
No documento encaminhado à Abrasco, a AASAP afirma que tais manifestações não representam a entidade nem os amplos setores da Saúde Pública argentina, que mantêm, há décadas, uma trajetória de colaboração com instituições brasileiras. No ofício, a associação ressalta que a saúde das populações depende de capacidades construídas de forma cooperativa entre os países, como a vigilância epidemiológica regional, a resposta coordenada às emergências sanitárias, o acesso a medicamentos e tecnologias, a atenção em regiões de fronteira, a cooperação científica e a atuação conjunta em organismos multilaterais.
Segundo a entidade, essas iniciativas se apoiam no respeito institucional entre os Estados e são essenciais para a proteção da vida e da saúde de milhões de pessoas. A AASAP também destaca a histórica aproximação entre a Saúde Coletiva brasileira e a Saúde Pública argentina, marcada pelo intercâmbio acadêmico, científico e institucional, e defende que as associações científicas têm papel fundamental na preservação desses vínculos, especialmente em contextos de instabilidade política.
Ao final da mensagem, assinada pela presidente da AASAP, Alejandra Sánchez Cabezas, a entidade reafirma sua disposição em aprofundar o trabalho conjunto com a Abrasco e seguir construindo agendas comuns em defesa do direito à saúde, da equidade e do fortalecimento dos sistemas públicos de saúde na América Latina.
A Abrasco agradece a manifestação da Associação Argentina de Saúde Pública e reafirma seu compromisso histórico com a cooperação internacional, a produção compartilhada de conhecimento, o fortalecimento dos sistemas públicos de saúde e a integração latino-americana em defesa da democracia, da ciência e do direito universal à saúde.
[ES] Confira o ofício na íntegra:


