NOTÍCIAS 

Campanha contra os agrotóxicos completa 5 anos

Vilma Reis com informações da Campanha Permanente contra os agrotóxicos

Pelo fim da pulverização aérea; pelo fim da isenção de impostos aos agrotóxicos; pelo banimento imediato dos agrotóxicos banidos no exterior; por uma água livre de agrotóxicos; pela criação de zonas livres de agrotóxicos e transgênicos: há 5 anos mais de 100 entidades, entre elas a Abrasco, levantam estas ‘bandeiras’ e constroem a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, que tem o objetivo de sensibilizar a população brasileira para os riscos que os agrotóxicos representam, e anunciar um novo modelo de produção de alimentos baseado na Agroecologia.

Desde 2008, o Brasil, ocupa o lugar de maior consumidor de agrotóxicos no mundo. Os impactos à saúde pública são amplos porque atingem vastos territórios e envolvem diferentes grupos populacionais, como trabalhadores rurais, moradores do entorno de fazendas, além de todos nós que consumimos alimentos contaminados. Em 2015, a Abrasco publicou uma versão atualizada e impressa do Dossiê Abrasco, que mostra os impactos dos agrotóxicos na saúde, através de estudos e pesquisas que comprovam a relação entre agronegócio, agrotóxicos e transgênicos com problemas de saúde.

Neste 7 de abril de 2016, a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida completa 5 anos de caminhada e para marcar a data, está publicando vídeos com diversas personalidades que se destacaram neste anos na luta contra os venenos. No primeiro vídeo, Maria Emília Lisboa Pacheco, presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA) fala sobre a importância da luta pelo PRONARA –  Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos, elaborado há mais de um ano, mas que segue engavetado.

 

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo