Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Capes abre processo de renovação das coordenações de área

Bruno C. Dias

Parte estruturante do Sistema Nacional de Pós-Graduação e pela avaliação da qualidade e do desempenho dos cursos e programas de Pós-Graduação, as coordenações de área estão em processo de renovação. A deliberação foi publicada na portaria nº 68, de 02 de maio de 2014 e traz algumas alterações em relação ao último processo.

Conforme o documento, os coordenadores de cursos e PPGs devem apresentar exatas cinco indicações à Diretoria de Avaliação da Agência de fomento até 26 de maio. As associações científicas também são convidadas a submeter até três nomes, sendo vedada a recomendação de membros de suas diretorias e conselhos.

De posse dos votos, o Conselho Superior da Agência elabora uma primeira listagem com seis nomes de cada área. Eles serão convocados a manifestar seu interesse e apresentar um plano de atividades e proposta de atuação junto ao Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES). Após avaliação, é estabelecida e encaminhada a lista tríplice ao presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, que tem até a primeira semana de agosto para definir as composições.  A divulgação oficial será feita a partir do dia 15. Cada coordenação de área conta com um titular, um adjunto e um adjunto dedicado aos Mestrados Profissionais (MP). O mandato é de três anos, com possibilidade de uma única recondução.

A Saúde Coletiva já tem seus nomes: O processo de renovação das vagas foi um dos temas debatidos na última reunião do Fórum de Coordenadores da Pós-Graduação em Saúde Coletiva, encerrada no último dia 06, em Porto Seguro.

Após o agradecimento e reconhecimento público da qualidade do trabalho dos atuais representantes – Rita Barradas Barata, Jorge Iriart e Eduarda Cesse – os coordenadores debateram sobre perfil esperado e elencaram possíveis substitutos. Ao final, a plenária definiu cinco nomes. Presente à plenária final, o presidente da Abrasco Luis Eugenio de Souza corroborou os aclamados e informou que a Associação adotará os três mais votados para sua nominata.

Lembrada e escolhida para integrar a recomendação do Fórum , Rosana Onocko Campos, professora do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e atual conselheira da Abrasco, apresentou à presidência da Associação sua carta de afastamento, agradecendo o convívio e o aprendizado de quase dois anos junto à direção da entidade. Por ser uma representação institucional, o DSC-FCM/Unicamp definirá novo representante no Conselho da entidade.

Confira a lista de indicações à Coordenação de Área da Capes e seus currículos

 

Guilherme Loureiro Werneck
Instituto de Medicina Social/UERJ

Eduarda Ângela Pessoa Cesse
Centro de Pesquisas Aggeu Magalhaes/Fiocruz-PE

Rosana Teresa Onocko Campos
Faculdade de Ciências Médicas/Unicamp

Ricardo Ventura Santos
Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz

Kenneth Rochel de Camargo Júnior
Instituto de Medicina Social/UERJ

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo