Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Chamada para Artigos: exposição ocupacional ao benzeno nos postos de combustíveis

Vilma Reis

Os efeitos nocivos à saúde relacionados à exposição ocupacional ao benzeno, substância classificada como carcinógena no Grupo 1 da International Agency for Research on Cancer (IARC), atingem trabalhadores de diversos setores produtivos, dentre eles os trabalhadores envolvidos nos processos da cadeia de distribuição e revenda de combustíveis. Temos um universo distribuído nas cinco regiões do país, com potenciais riscos à saúde dos trabalhadores e ao meio ambiente, envolvendo questões que vão desde a proteção da saúde individual dos expostos, avaliação e prevenção de riscos ambientais e atenção à população do entorno dos postos de combustíveis. Exigem a adoção de políticas de Saúde do Trabalhador e Segurança do Trabalho e Ambiente no sentido de minimizar e/ou restringir e monitorar essa exposição.

Informações neste link

Diante da complexidade envolvida, a expressiva participação de trabalhadores na cadeia produtiva e a constatação do desconhecimento a respeito das condições de saúde e de exposição ao benzeno a que estão submetidos, pesquisadores e especialistas de diversas áreas do conhecimento têm realizado estudos sobre o impacto das exposições e seus efeitos à saúde. Para organizar e divulgar a produção científica destes diferentes segmentos no país, propomos um dossiê temático na Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (RBSO), periódico científico da FUNDACENTRO.

Neste dossiê, pretende-se que os manuscritos tragam contribuições no campo da Epidemiologia, Toxicologia, Clínica, Tecnologias, Organização do Trabalho, Vigilância em Saúde do Trabalhador, dentre outros. O foco central visa agregar novos conhecimentos que integrem saberes interdisciplinares e potencializem a investigação das exposições e dos expostos ao benzeno em ambientes de trabalho, como por exemplo, os postos de combustíveis e em outros processos da cadeia produtiva dos combustíveis, assim como aspectos relacionados aos riscos, à proteção da saúde dos trabalhadores e da população, ao monitoramento da exposição ocupacional e ambiental. Para isso, são esperadas contribuições por meio de artigos originais inéditos, de revisão, ensaios, relatos de experiência, comunicações breves, e resenhas, resultantes de diferentes modalidades de atuação (projetos de pesquisa, formação, diagnóstico e intervenção).
As contribuições devem indicar o nome do dossiê temático na página de rosto do manuscrito e ser enviadas para o endereço eletrônico da secretaria da RBSO: rbso@fundacentro.gov.br, com cópia para rbsofundacentro@gmail.com Período para submissão dos manuscritos: de 15 de março a 15 de junho de 2015.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo