Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Conselho Nacional de Saúde vai ao Congresso Nacional lançar Agenda Propositiva para eleições 2014

Vilma Reis com informações de Ayana Figueiredo - ASCOM/CNS

Os membros do Conselho Nacional de Saúde estiveram, nesta quarta-feira dia 6 de agosto, reunidos com o Presidente do Senado Federal, Renan Calheiros. Os conselheiros entregaram ao Presidente da Casa um documento chamado de Agenda Propositava para as Eleições 2014. Horas antes, a Mesa Diretora do CNS esteve presente na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, também para apresentar o documento.

Segundo os conselheiros do CNS, o documento sobre eleições 2014 será massificado entre os 100 mil conselheiros de todo Brasil para ajudar na discussão do SUS e garantir que o tema saúde seja a principal pauta das eleições neste ano. A Abrasco esteve representada pelo seu presidente, Luis Eugênio de Souza ‘A entrega da Agenda Propositiva da Saúde aos presidentes da Câmara e do Senado foi importante para dar visibilidade às propostas do CNS e para manter abertos os canais de negociação com o Legislativo’, avalia Eugênio. O documento traz várias propostas para os candidatos (as), sobre saúde, justiça e participação social e também trata de Reforma Sanitária e financiamento do SUS, destinando 10% das receitas correntes brutas da União para o setor. Os conselheiros dizem que é necessário mais ações e menos promessas.

A tarde, os conselheiros nacionais estiveram com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, também para afirmar a necessidade de colocar a pauta da saúde em destaque e fortalecer a discussão do Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir o direito humano e social à saúde para todos os brasileiros e brasileiras.

 

Veja aqui a AGENDA PROPOSITIVA para as Eleições 2014

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo