Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Crise da força de trabalho na Saúde e 25 anos de SUS são temas da CSP de outubro

Vilma Reis

Está disponível a edição de outubro da publicação Cadernos de Saúde Pública (CSP), da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz), que traz os descompasso do SUS desde a promulgação da Constituição para o centro dos debates.

A exemplo do fascículo anterior, a revista convidou um autor para o artigo central da seção Dabate e o submeteu a demais intelectuais para apresentarem comentários e desdobramentos. Nesta edição, Jairnilson Paim, professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA), apresenta como texto principal o escrito A Constituição Cidadã e os 25 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). No artigo, Paim aponta o desenvolvimento das políticas sociais desde 1988, apresenta os projetos políticos construídos nesta trajetória e analisa desafios atuais para a sustentabilidade do sistema nacional de saúde. No time de pesquisadores e professores que trazem suas colaborações, Ligia Bahia, do IESC/UFRJ, destaca e disseca o pensamento privatista de parte da Administração Federal que busca se legitimar pela ascenção da “nova classe média”; Sarah Escorel, da ENSP, ressalta a importância de analisar e fortalecer a participação popular no SUS pelos Conselhos de Saúde e pelos movimentos sociais, e Ana Luiza D’Avila, da FMUSP, foca a disputa distributiva dentro do setor para a compreensão dos rumos contemporâneos da saúde pública, além de Amélia Cohn, José Carvalho de Noronha, Celia Almeida, Gilberto Hochman e Cristiani Vieira Machado. Jairnilson Paim arremata os temas em debate com um texto-resposta ao conjunto dos comentadores.

A edição traz ainda artigo do professor Mario Dal Poz, do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ) na seção Perspectivas. Ele analisa a crise da força de trabalho na área da saúde e historiciza algumas medidas apresentadas pelo Executivo ao longo dos anos para a fixação de profissionais nas áreas mais carentes do país.

A revista Cadernos de Saúde Pública pode ser acessada diretamente na base SciELO ou adquirida em versão impressa por meio de assinatura.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo