A 9º edição do Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (CSHS) está com inscrições abertas! O prazo para submissão de resumos vai até 26 de junho e o envio de propostas de atividades para compor a programação do Congresso pode ser feito até o dia 12 de junho pelo site oficial do evento.
O evento é uma realização da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco e o Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco), e acontece de 30 de outubro a 03 de novembro de 2023, em Recife. Com o tema “Emancipação e Saúde: decolonialidade, reparação e reconstrução crítica”, vai reunir pesquisadores, discentes, docentes, representantes de movimentos sociais, gestores e trabalhadores do SUS, para discutir temáticas importantes para a Saúde Coletiva a partir da interlocução com as Ciências Sociais e Humanas.
Temática “Emancipação e Saúde: decolonialidade, reparação e reconstrução crítica” dá o tom do evento
O CSHS tem como objetivo promover um espaço de reflexão sobre as pesquisas e experiências concretas, processos de opressão que impactam negativamente a nossa vida e saúde, bem como as nossas práticas e relações sociais. Nesta edição, traz como tema orientador das discussões: “Emancipação e Saúde: decolonialidade, reparação e reconstrução crítica”.
A presidente do Congresso, Mônica Nunes, afirma que “a edição traz em sua temática o conjunto de sentimentos e expectativas que temos na realização do evento. Por um lado, existe um sentimento de esperança renovado de tecer novas políticas, novos pactos sociais que envolvam um estado democrático de direito, mas principalmente, que traga para o centro as lutas que foram constituídas ou fortalecidas ao longo dos últimos seis anos, com tantos enfrentamentos e retrocessos.”
Recife sediará o Congresso
A cidade de Recife é a sede desta edição e as atividades serão realizadas no campus da Universidade Federal de Pernambuco e no Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco). Para a coordenadora da Comissão Local, Keila Brito, é simbólico que o evento aconteça em um ano de retomada democrática e em um estado tão importante para a história nacional. “Pernambuco é um estado vanguarda em lutas e revoluções, atravessado por diversas manifestações culturais repletas de simbolismo, é solo fértil para abrigar um evento que carrega em seu cerne a reflexão crítica a respeito dos problemas sociais, econômicos e políticos que refletem na saúde dos povos, tendo a cultura e a diversidade como elementos transversais nesse processo”, garante.
Diversidade e transversalidade são marcas da edição
A ideia de transversalidade também está presente na Comissão Científica do evento e reflete a pluralidade de conhecimentos e desejos para esta edição do congresso. “Trabalhamos com a ideia de diálogo horizontal, incluindo diversidade e multiplicidade de saberes. Nosso papel é propor temas para o debate, bem como avaliar as propostas apresentadas pela comunidade.”, afirma Suely Deslandes, coordenadora da Comissão Científica do 9º CSHS. Ela é composta por membros da Comissão de Ciências Sociais Humanas em Saúde da Abrasco, integrantes da comissão organizadora local e representantes de movimentos sociais, além de discentes da área.
Prazos e Inscrições
- Desconto nas inscrições: 09 de junho
Quem se inscrever até o dia 09/06 garante os valores do primeiro lote. Lembrando que associados da Abrasco têm desconto na inscrição em todos os eventos promovidos da associação.
- Chamada para proposta de atividades: 12 de junho
- Submissão de Resumos Expandidos: 26 de junho
Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente pelo site do evento, e os interessados precisam, inicialmente, escolher um Coletivo Temático (CT). Também é possível submeter resumos na categoria “Outras linguagens”, que contempla artes visuais; artes cênicas e literatura; artes plásticas; expressão vocal, instrumental e corpo/dança, podcasts; e carta de memórias.
Inscrições e mais informações: www.cshs.org.br