Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Documentário aborda a atuação da Atenção Primária à Saúde durante a pandemia da Covid-19

Comunicação Abrasco

O documentário “Redes de cuidado: atenção primária em tempos de emergências em saúde” será lançado no dia 16 de setembro, às 16h, em Recife (PE), no Cinema do Museu – Fundação Joaquim Nabuco. Dirigido por Jefte Amorim e Andrea Trigueiro, a produção é desdobramento de uma pesquisa e retrata a atuação e gestão da Atenção Primária à Saúde (APS) no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

A pesquisa iniciada em 2022, que originou o documentário, foi financiada pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEP) e coordenada pela professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Bernadete Perez. Os pesquisadores foram em busca de trabalhadores e usuários dos sistemas de saúde em situação de vulnerabilidade social, durante a pandemia do SARS-Cov-2.

A pesquisa identificou e analisou a compreensão desses sujeitos da Atenção Básica sobre sua relação com a saúde e com o Sistema Único de Saúde (SUS). Houve destaque para as mudanças ocorridas durante a pandemia e a percepção da reorganização da Clínica e da Vigilância à Saúde nesse processo.

A pesquisadora e sanitarista Bernadete Perez destaca as contribuições do estudo para a gestão e atuação da APS durante emergências sanitárias.” A partir da fala das comunidades, das lideranças, dos profissionais, fica evidente a importância da APS para responder às epidemias”, afirmou.

Além do lançamento na capital pernambucana em 16 de setembro, o documentário “Redes de cuidado: atenção primária em tempos de emergências em saúde” contará com uma exibição especial no 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde (5º PPGS), que reunirá pesquisadores, professores, estudantes, representantes de movimentos sociais e toda a comunidade da Saúde Coletiva em Fortaleza, capital do Ceará, de 3 a 6 de novembro de 2024.

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo