NOTÍCIAS 

Fim do trabalho das comissões organizadoras da 1ª CNVS

Bruno C. Dias, com informações do CNS

As comissões organizadora, de formulação e relatoria e de comunicação e mobilização da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (1ª CNVS) reuniram-se na última semana (dias 03 e 04/05) em Brasília para fazer o balanço e iniciar o processo de consolidação desse importante evento do Controle Social, que aconteceu entre 27 de fevereiro e 02 de março deste ano, também no Destrito Federal.

A Abrasco teve participação expressiva na 1ª CNVS. Representante da Saúde Coletiva e indicado pela Abrasco, o conselheiro Guilherme Franco Neto compõe a Comissão do órgão e esteve à frente da formulação do Documento Orientador e do trabalho de relatoria. Glória Teixeira, também diretora da Associação, foi uma das debatedoras da etapa final da Conferência e a revista Ciência & Saúde Coletiva dedicou a edição temática de outubro de 2017 como subsidio para as discussões. O debate ultrapassou as fronteiras do movimento da saúde e esteve entre as atividades realizadas durante o Fórum Social Mundial, em Salvador (BA), também com a mobilização da Abrasco e demais entidades dos movimentos sanitário e social. 

“O relatório final 1ª CNVS será submetido ao pleno do  Conselho Nacional de Saúde (CNS) nesta terça e quarta-feira (09 e10 de maio). Se aprovado, será a base de elaboração da Política Nacional de Vigilância em Saúde, a ser submetida também ao pleno do CNS na sessão de julho e depois encaminhada oficialmente ao Ministério como uma construção da Participação e  Controle Social”, explica Franco Netto, pesquisador da Fiocruz e coordenador da Comissão de Organização Local do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva – Abrascão 2018. O documento final também será tema de uma Oficina de trabalho no Pré-Abrascão, que acontecerá nos dias 24 e 25 de julho, nas dependências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no Rio de Janeiro.

Das 170 propostas que compuseram o Relatório Nacional Consolidado da 1ª CNVS,  foram votados 17 eixos que contemplam ações das vigilâncias ambiental, em saúde do trabalhador, epidemiológica e sanitária. O encontro reuniu cerca de 2 mil pessoas. Confira o conjunto das notícias da Conferência aqui. 

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo