Como deliberado na última reunião, realizada entre 5 e 6 de maio de 2014, em Porto Seguro, o Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Saúde Coletiva encaminhou em 10 de junho um documento síntese com sugestões de melhorias e ajustes na Plataforma Sucupira, atual sistema de registro acadêmico dos Programas de Pós-Graduação que compõem o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O documento foi construído coletivamente, fruto dos debates realizados em Porto Seguro e de diversos apontamentos encaminhados por e-mail à coordenação do colegiado.
Na carta de apresentação, foi frisado que, apesar da plataforma contar, de modo geral, com a simpatia da comunidade acadêmica, foram relatados diversos problemas operacionais que precisam ser resolvidos, no sentido de assegurar que a mesma possa ser incorporada no cotidiano dos programas com o conjunto das funcionalidades previstas. O principal problema avaliado pelos Coordenadores reside na disponibilização automática dos dados, antes do crivo institucional que assegure a fidedignidade das informações veiculadas. “Há consenso entre os coordenadores sobre a importância da transparência das informações relativas à Pós-Graduação Brasileira. No entanto, o acesso a dados incorretos ou imprecisos compromete sobremaneira o objetivo de democratizar o acesso a estas”, ressalta a carta. No documento, já disponível na Biblioteca do Fórum, traz outras sugestões, como as dificuldades na importação da produção intelectual dos Currículos Lattes, e a apresentação final dos relatórios consolidados.
Prontamente após o envio do documento, o professor Lívio Amaral, Diretor de Avaliação da Capes, retornou o contato com agradecimentos à participação da comunidade acadêmica da Saúde Coletiva na construção da Plataforma Sucupira. Ele destaca que diversos pontos levantados pelos coordenadores dos programas já estão sendo trabalhados e alguns já resolvidos, como a devida inclusão de coautores internacionais em artigos. Afirma ainda que espera em muito pouco tempo que as demandas possam estar resolvidas na plataforma.
O Fórum agradece a pronta disposição e boa recepção da Agência em receber as contribuições da comunidade acadêmica da Saúde Coletiva e continua à disposição para colaborar com a transparência e a qualidade das informações produzidas nos programas de Pós-Graduação parceiros.