Pesquisar
Close this search box.

 NOTÍCIAS 

Grupo técnico Abrasco/Fiocruz responde à nova arguição do STF sobre as condições dos povos indígenas na pandemia

Em resposta a nova arguição (nº 2.311 e 2.312) por parte do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Roberto Barroso, no âmbito do ADPF 970, que versa sobre a situação dos povos indígenas brasileiros em meio à pandemia, o grupo técnico Abrasco Fiocruz explicitou que os documentos disponibilizados tanto pelo Ministério da Saúde como pelo Ministério da Justiça, autarquia a qual responde a Funai, não cumpriram o papel de responderem de fato as lacunas de informação apontada pela comunidade científica e repetidas vezes reiteradas nas solicitações feitas por parte do magistrado da Corte Suprema.

“Na prática, a despeito do aparente esforço de produção dos dados, o material apresentado se mostra confuso e de difícil localização quanto ao que foi solicitado. Isso por certo dificultará, em larga medida, o necessário e efetivo monitoramento por parte dos setores interessados e afetados. Dito em outras palavras, os dados apresentados nas tabelas de Excel foram encaminhados de forma insatisfatória e insuficientemente organizada, de modo que qualquer análise deles derivada exigirá um trabalho exaustivo de preparação e de consolidação, a fim de que possam prover, minimamente quaisquer indicadores dentre os solicitados pelo Ministro Barroso”, traz o documento. Acesse na íntegra.

Para Ana Lúcia Pontes, coordenadora do Grupo Temático Saúde Indígena, é necessário uma postura mais pró-ativa tanto dos operadores do Judiciário como da sociedade civil na cobrança de respostas efetivas do Executivo.

+ Confira o Especial Coronavírus e Povos Povos Indígenas: resistir com solidariedade e ciência

Associe-se à ABRASCO

Ser um associado (a) Abrasco, ou Abrasquiano(a), é apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, mas também compartilhar dos princípios da saúde como processo social, da participação como radicalização democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos. São esses princípios da Saúde Coletiva que também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Pular para o conteúdo